Resumo "a ilusão do controle"

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
RESUMO DO ARTIGO “A ILUSÃO DO CONTROLE”

1. INTRODUÇÃO

A maioria das empresas ainda não conseguem se desvencilhar de regras, técnicas, conceitos atrasados e que tornam os processos cada vez mais lentos. O novo estereótipo de profissionais que se encontram nas empresas hoje é mais prático, funcional e nada burocrático. A falta de flexibilidade que vem dos líderes é o que torna a inovaçãoalgo distante nessas organizações, algo completamente ilusório quando se trata de controle.
Quando há uma burocracia excessiva, há também perdas muito grandes no faturamento das empresas e isso se deve somente por cumprir regras administrativas que, se efetuadas de forma mais prática, levariam a resultados muito mais satisfatórios. E não pode esquecer-se do tempo perdido também, onde o mesmopoderia estar sendo empregado em coisas que realmente trariam resultado para a empresa. Em resumo, há grande perda de recursos financeiros e humanos onde a burocracia está presente, pois engessa o trabalho dos profissionais.
O exagero com normas e regulamentos vai repercutir em ineficiência administrativa e perda de tempo tanto para clientes quanto para colaboradores.
O artigo aborda como oslíderes vêem a forma que os processos devem ser executados e a inflexibilidade de muitos em relação às novas idéias de funcionários que buscam apenas aplicar no seu trabalho cotidiano, métodos que tornem suas atividades mais práticas de serem executadas.
Devido à cultura de muitas organizações, estas se prendem à paradigmas atrasados e sem funcionalidades para poderem, ilusoriamente, ter nas mãos ocontrole sobre tudo e esquecem que o maior foco é no cliente e este não está interessado nos processos burocráticos, demorados e sem resultados que, internamente, atrasam a evolução e bom funcionamento das empresas.
Josh Klein e Bill Jensen comentam uma forma de amenizar perdas, encontrando uma prática que contorne as regras existentes.

2. RESUMO

As reclamações que mais ocorrem emambientes empresariais amarrados por regras é a falta de autonomia, de poder fazer as coisas de uma forma mais prática, com resultado igual ou melhor do que se fosse feito com base nas regras existentes.
Assim como a tecnologia avança, as pessoas mudam e com elas os processos também devem mudar. Se há uma estagnação nesse ponto, não haverá evolução. Existem muitas pessoas com idéias inovadoras, mascom limitações para poder colocar em prática essas idéias.
Muitas vezes, o que parece fácil para os líderes, pode não ser para quem realmente fará o trabalho e é nesse ponto em que se cria uma forma de burlar o sistema. Não de uma forma negativa, mas sim de um jeito mais prático, que não tome tanto tempo quanto se fosse seguir uma regra existente. Esse burlar é chamado de hacking, ou seja, é umjeito mais fácil de fazer algo sem seguir o script, só que quanto mais a empresa for preocupada em controlar as coisas, mais hacking haverá.
O desperdício de tempo para seguir a todas as regras da forma como as organizações desejam é imensa. A maioria das empresas não está interessada no que realmente tem valor que é atender às necessidades dos clientes, mas sim, em cuidar da segurança de suasinformações e processos. Não há confiança em seus funcionários, o que torna estes processos amarrados e cansativos para estes, devido a isso é que se tornam hackers, camuflando suas idéias inovadoras.
Muitas vezes, se perde mais tempo tratando de um assunto secundário do que um problema com clientes, por exemplo. Esse tipo de coisa desgasta quem trata diretamente, pois assuntos simples setornam complexos somente porque existem regras de controles sem fundamentos que são obrigatórias seguir.
Mas no momento em que os líderes começarem a observar, focar mais nos funcionários, essa cultura de controle poderá mudar e as novas idéias e formas de se fazer algo de forma diferente, rápida e eficaz serão mais aceitas. O problema será se os funcionários forem vencidos pelo cansaço e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ilusao do controle
  • A ilusão do controle
  • A ILUSAO DO CONTROLE
  • A ilusão do controle
  • A ilusao do controle
  • Ilusão do controle
  • A ilusao do controle
  • Ilusão do controle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!