Resumo A ESCOLA ZACARIA JÁ É A ESCOLA DOS MEUS SONHOS Olgair Gomes Garcia

2055 palavras 9 páginas
A ESCOLA ZACARIA JÁ É A ESCOLA DOS MEUS SONHOS
Olgair Gomes Garcia

Minha vivência e experiência de trabalho em escolas, privadas e públicas, me asseguram dizer que a concepção da escola que se quer construir, de um modo geral, não tem se constituído numa temática efetivamente valiosa para ser refletida/estudada/registrada no interior das escolas pelos educadores e educandos que as fazem cotidianamente. Paulo Freire, quando secretário da Educação em São Paulo (1989), insistia muito sobre a necessidade de “mudar a cara da escola”, ou seja, de se buscar uma identidade própria em cada escola, que os sujeitos pudessem se referir àquela onde passam um bom tempo de suas vidas com alegria, com gosto.
Compartilhando totalmente deste ponto de vista, quando comecei a trabalhar na escola “Zacaria” (1996), uma questão que me deixava absolutamente angustiada era constatar que a então diretora, por se tratar de uma escola pública na periferia de São Paulo, concebia não só a “Zacaria”, mas todas as escolas públicas como sendo para gente pobre, miserável e sem futuro.
Utilizando a observação dos próprios alunos, atuando como coordenadora pedagógica, em momentos coletivos com os professores ou em momentos informais, individualmente ou em pequenos grupos, procurei disseminar a ideia da não necessidade do grito, o valor do respeito mútuo, o desgaste na relação interpessoal quando se desqualifica o outro, quando o sentimento de injustiça se faz presente, quando não se pode ter voz para explicar as ações.
Desenvolvemos o Projeto das “Trapalhadas do Zacaria”, que em 2010 completa quinze anos e é um dos projetos mais valorizados por todos na escola e até mesmo pelos pais. Em 1996, começamos uma prática de auto avaliação institucional da escola que tem permitido a expressão e a crítica de todos sobre o processo desenvolvido pela instituição a cada ano.
Muitos dos que conhecem a escola e, de alguma forma, têm participado das atividades desenvolvidas na realização de algum projeto,

Relacionados