Resumo A Construcao Do Saber

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 10 de julho de 2015
CAPITULO 1
Os autores, Christian Laville e Jean Dionne ressaltam em sua obra, que vivemos num mundo bastante complexo, mesmo com todo o conhecimento produzido até hoje, ainda há muito para se conhecer, aprender e teorizar dentro de nossas vidas.
O livro como um todo nos traz diferentes formas de analisar e produzir o conhecimento, seja ele novo, original ou por observações.
A busca pelacompreensão profunda do funcionamento das coisas, ou seja, eu preciso conhecer sobre o fato em questão, para entender e dominar melhor e assim poder controlar e fazer previsões próximas e ou concretas sobre o mesmo fato, baseados em informações e observações para construir a partir daí um novo conhecimento.
O homem de milhares de anos atrás já se deparava com a necessidade de conhecer melhor o seuhabitat, pois além do enfrentamento constante dos riscos oferecidos pela natureza ele tinha que garantir sua sobrevivência.
O conhecimento científico permite que o homem aumente sua perspectiva de vida e melhore a qualidade, no entanto o conhecimento nunca se finda, sempre há mais para se aprender e conhecer para decifrar e questionar as mais diferentes áreas do saber humano.
O conhecimento original vematravés do senso comum ou bom senso, algo que é intuitivo e de percepção imediata. Esse conhecimento nos dá explicações simples e cômodas para a compreensão do mundo e da sociedade, como por exemplo, o medo do fogo que é conhecimento passado por gerações de forma intuitiva e tradicionalista, com explicações simples de que o fogo queima, ou o fato de sabermos que o Sol nascerá todos os dias.
Essatradição na transmissão do conhecimento, impõe como essa informação será passada, o que se deve conhecer, como entender, como repassar, quais as consequência e como se comportar perante elas. Laville exemplifica este fato citando a igreja católica que decidiu, por exemplo, as regras do casamento. As religiões em geral impõem sua vontade por meio de saberes que guiam a vida de seus frequentadores.Segundo o autor, “o principal modo de transmissão do saber”, na instituição escolar, por exemplo, assemelha-se ao mesmo tempo, ao da tradição e ao da autoridade, isto porque escolheram o saber que parece ser útil ou necessário para transmitir a todos os membros da sociedade.
Logo o homem percebeu como era frágil esse conhecimento baseado na intuição, no senso comum e ou na tradição e viu anecessidade de progredir e ir além. Evoluindo do conhecimento da indução ao ponto do conhecimento por dedução, que tem sua base no raciocínio dedutivo, permitindo assim ampliar conhecimentos já disponíveis.
Com o passar do tempo, já inserido nesse conhecimento por dedução, chegamos ao empirismo, ao renascimento, que ficou conhecido como século das luzes, seu grande marco foi à importante virada das Artese das Letras, porém o empirismo toma corpo mesmo no século XVII “e o pensamento científico começa a se objetivar”.
A partir do século XVII há uma tendência em proceder o conhecimento através da observação empírica do real antes de serem interpretadas pelos princípios da ciência experimental, desenvolvem-se por meio de múltiplas aplicações. Na intenção de se obter um saber totalmente racional.
Opositivismo surge em uma nova construção do saber científico com suas principais características, como o empirismo, a objetividade, a experimentação, a validade e as leis e previsões.
Já no século XX houve o enfraquecimento do positivismo, pois o homem verificou que este conhecimento era limitado. Deste momento em diante, entender a complexidade da vida e o modelo cartesiano modificaram as formas depensamentos mais complexos.
Nas últimas décadas a ciência desenvolveu-se expressadamente afastando-se do positivismo e trazendo a multidisciplinaridade para a construção notória do saber.
CAPITULO 2
Segundo os teóricos Christian Laville e Jean Dionne o capitulo 2 do livro “A Construção do Saber”, trata de como está sendo feita a pesquisa científica, comparando os estudos e a validade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo A construção do saber
  • RESUMO
  • resumo do capitulo 2 a construção do saber
  • Resumo do Capitulo : A CONSTRUÇÃO DO SABER
  • Resumo do 2º capitulo do livro A construção do saber
  • A construção do saber
  • A construção do saber
  • Construção de saberes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!