RESUMO A ARTE DA GUERRA

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
A ARTE DA GUERRA

1 Felipe Oliveira

RESUMO

Inteligência, estratégia e competência. Três coisas as quais jamais vou esquecer de praticar após ter lido o livro de Sun Tzu, poderia até chamar de grande obra, porém Sun Tzu não foi autor nem artista, Sun Tzu foi um homem honrado que venceu na vida através da inteligência e estratégia, depois resolveu escrever este livro, que foi adaptadomuitas e muitas vezes, afinal, Sun Tzu não era escritor, era sim um grande comandante de guerra. Sun Tzu foi um guerreiro tão espetacular que era capaz de subjugar o inimigo e prever a vitória, saber que ia vencer antes mesmo de lutar.

Palavras-chave: Humanidade; Teoria de Objetividade; Teoria de Subjetividade.

1- INTRODUÇÃO

Pode parecer estranho querer relacionar o Tao ao tema da guerra. Masse levarmos em consideração que o Taoísmo é a base da sabedoria popular chinesa, veremos que o princípio deste pensamento permeia toda a construção de A Arte da Guerra.
Os dois livros provêm do mesmo período histórico da China Antiga; poderia-se contra-argumentar que A Arte da Guerra tem como objetivo o ensino de um ofício do mal. Algo, aliás, que realiza tão bem que até hoje é utilizada comesse fim.
O oposto também é perfeitamente aplicável à essência da guerra. Se ela é de todo o Mal, em si mesma será o Bem. Uma vez que a perspectiva é de inevitabilidade do conflito, o total domínio de sua dinâmica permite a realização somente do mal estritamente necessário. O bem residirá na concretização de um mal menor.
Levando adiante essa política dos opostos sugerida pelo Tao, Sun Tzuconsidera que o exército sempre deve aparentar o contrário do que é. Parecer incapaz para ser capaz, parecer inativo para ser ativo, etc. Ter sempre uma visão espelhada. Assim, um general não constrói uma estratégia, ele destrói a do inimigo.
Ao descrever como deve agir um general, Sun Tzu aproxima-se mais e mais do conceito que o Tao Te King descreve de um sábio, idealizando a figura do militar. "Sepodemos compreender e abranger o todo, somos capazes de fazer justiça", diz o Tao. Esse é o princípio de A Arte da Guerra, o domínio total dos elementos envolvidos. O general deve ser discreto, humilde, indiferente aos seres em prol de um objetivo superior. É um bom diplomata e um bom administrador, além de ser um bom guerreiro.
A guerra desenvolve-se, a partir desses pontos, como uma respostanatural às situações impostas. O preparo ideal das tropas permite que se lute visando o erro do inimigo, ou mesmo provocando-o com antecedência. É o ensinamento taoísta de só agir no momento oportuno.
Outros aspectos, como a natureza aforística da obra, contribuem para sua beleza e força metafórica, fazendo a Arte da Guerra ultrapassar os limites do tempo, tendo influenciado grandes líderes comoMao Tse Tung e Napoleão, e quebrar as barreiras do gênero, visto que o livro é empregado hoje em dia no treinamento de jovens executivos, sendo constantemente adaptado também para outras áreas do conhecimento.

2 – TORNANDO-SE UM GENERAL

Para ser um general a pessoa devera preencher os seguintes requisitos nunca se esquecendo que os pre-requisitos devem ser preenchidos primeiramente pelogeneral e só depois de ter um general que tenha esses requisitos que poderá descer a linha hierárquica para os demais.
Nunca se deve vestir no soldado uma “armadura” que não caiba nele, os resultados disso com certeza serão uma tropa desanimada e exausta sem ao menor chance de vencer uma batalha. Nem sempre as melhores armas são as mais pesadas, pois o peso da arma pode acabar com a resistência dosoldados e de que vale uma arma excelente se o soldado esta cansado, da mesma forma que as decisões mais importantes não necessariamente são aquelas que mais demoram, uma decisão pode ser bem tomada em poucos minutos da mesma forma que ela poderia demorar horas então fica claro que o tempo de decisão não pode ser afixado como regra.
A luta nem sempre precisa ser corporal ou bélica com sangue mortos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro a Arte da Guerra
  • Resumo a arte da guerra
  • a arte da guerra resumo
  • Resumo do livro a arte da guerra
  • Resumo arte da guerra
  • Resumo Arte da Guerra
  • Resumo do livro Arte da Guerra
  • RESUMO DO LIVRO A ARTE DA GUERRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!