Resumo: A alegoria da Caverna - Platão

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

PESQUISA ACADÊMICA

Em “A Republica de Platão” - livro VII, elaborar resumo de uma lauda sobre a “Alegoria da caverna”.

A Alegoria da caverna narra uma metáfora contada por Sócrates aGlauco, na qual prisioneiros vivem acorrentados desde a infância pelos pés e cabeças em uma caverna, sendo obrigados a olhar sempre para uma parede a sua frente. Por de trás desses prisioneiros há umaabertura, onde entra a luz do sol e a claridade de uma fogueira. Entre os prisioneiros e as luzes que penetram a caverna existe um muro, onde passam varias pessoas carregando diferentes tipos de objetos.Os prisioneiros que ali se encontram somente vêem as sombras daqueles que passam por sobre o muro e ouvem as suas vozes imaginado serem sons emitidos por estas imagens, acreditando ser esta a únicarealidade existente.
Sócrates afirma que se um desses prisioneiros se libertar e subir para fora da caverna não conseguiria, em um primeiro momento, enxergar o mundo real, por conta da claridade quelhe ofuscaria a visão. Seria necessário se acostumar aos poucos com este novo mundo até conseguir contemplá-lo por inteiro e ver que o mundo que antes acreditava ser real, na realidade era apenas ummero reflexo daquele que realmente existia. Essa seria uma adaptação dolorosa.
Ele vai além, afirmando que se o prisioneiro liberto retornasse para dentro da caverna e falasse aos seus companheirossobre o mundo real, seria taxado de louco e poderia até ser morto ao tentar tirar a força algum deles de lá.
Sócrates explica que a caverna representa o mundo em que vivemos, a luz que penetra acaverna nada mais é do que o reflexo do mundo real e a subida do prisioneiro para fora da caverna juntamente com a contemplação do mundo seria a elevação da alma, que estaria agora liberta peloconhecimento. Para ele, este mundo real seria o mundo inteligível das ideias e o prisioneiro seria o filósofo, que ao se libertar pelo conhecimento teria o dever de levá-lo àqueles que continuam prisioneiros....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da Alegoria da Caverna de Platão
  • Resumo crítico(síntese e hermenêutica) da alegoria da caverna- Platão
  • A "Alegoria da Caverna" para Platão
  • uma alegoria da caverna de platao
  • a alegoria da caverna de platão
  • A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO
  • Alegoria da caverna de platão
  • Alegoria da caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!