Resumo vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e devendar o mundo.

1315 palavras 6 páginas
Dentre as idéias de Vygotsky, apresentado neste resumo do texto de João Carlos Martins está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Destacando a função social da escola, e do professor no ensino aprendizagem e desenvolvimento do aluno criando condiçoes para que os alunos se tornem cidadãos que pensem e atuem por si.
Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento. É preciso considerar que função social da escola abrange muito mais que uma lição dada. Cabe a escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes dos seus direitos e deveres. Não somente atender as necessidades curriculares do sistema de ensino tem como função além de garantir à aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários a socialização. Vygostky,ao destacar a importância das interações sociais, traz a idéia mediação e da internalização com aspectos fundamentais para a aprendizagem, defendendo que a construção do conhecimento ocorre a partir de um intenso processo de interação entre as pessoas. O professor como mediador deste processo de ensino aprendizagem deve conter –se de materiais que envolva os alunos a perceberem a dimensão da disciplina aplicada envolvendo- os em todo processo cultural onde leva os alunos a uma interação social visando assim uma localização no meio social; todo esse processo envolve um problema central: a globalização , o avanço da tecnologia não tem contrapartida na vida cotidiana dos professores e alunos envolvidos na realidade

Relacionados