Resumo - Vigiar e Punir - Parte I - Cap I

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
O texto abordado pelo autor a ser analisado trata-se das formas de punição do delinqüente e das mudanças ocorridas na sociedade conforme o tempo.
Inicialmente, Michel Foucault narra a história deDamiens, que no dia 2 de março de 1957 fora condenado por (tentativa de) regicídio, contra Luís XV de França, no final do século XVIII e deveria pedir perdão publicamente em frente a porta da Igreja deParis levado e acompanhado em uma carroça. O homem foi esquartejado tragicamente em uma operação que foi muito longa e Foucault explica parte por parte o procedimento doloroso. Passadas três décadasdo julgamento de Damiens, Léon Faucher produz um regulamento para a “Casa dos jovens detentos em Paris”. O tratamento com os detentos mostravam-se completamente diferentes do tratamento dado aoDamiens. Esse é o motivo de Foucault ter posto dois casos que demonstram as mudanças ocorridas na sociedade, e define bem os diferentes tipos da aplicação da penalidade. É o que ele chama de um mecanismo deutilização do tempo do condenado.
O foco está no suplício, em suas conseqüências e desaparecimentos. O suplício era uma dura punição corporal considerado um espetáculo, baseado na proporcionalidadeentre a quantidade de sofrimento e a gravidade do crime cometido. A característica predominante do suplício era o poder sobre o corpo, alvo principal da repressão penal, no qual o sofrimento e a doreram elementos constitutivos da pena.
A punição, pouco a pouco, conforme explica o autor, deixa de ser uma cena, pois foi invertendo os papéis, parecendo que o carrasco era um criminoso, os juízesassassinos e o supliciado um admirado. Sendo assim, após um tempo, a execução pública, de acordo com as palavras de Michel Foucault, “é vista como uma fornalha em que se acende a violência”. O sofrimentofísico e dores corporais passam a não serem mais elementos constitutivos da pena. A condenação à morte hoje em dia não faz com que a pessoa tenha que sofrer tanto quanto antes para depois morrer....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da parte I e II da obra Vigiar e Punir
  • Análise do cap i do livro vigiar e punir
  • Resumo: O Suicídio, Descartes
  • Resumo Vigiar e Punir
  • Resenha crítica do livro Vigiar e Punir, parte I e II
  • Resumo vigiar e punir parte 1
  • Resumo 1- A Arte da Pesquisa- prefacio , parte I e cap. I
  • Resumo vigiar e punir cap.1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!