Resumo Vigiar e Punir - Quarta Parte

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
 A quarta parte do livro, intitulada “Prisão”, é iniciada com o relato de que o encarceramento é mais antigo do que a instituição de códigos penais, e tinha por objetivo separar os indivíduos eclassificá-los, coletando informações sobre seu comportamento e tornando-o mais “dóceis e úteis, como Foucault coloca. Posteriormente, nos séculos XVIII e XIX, a pena de detenção é instituída como modelode coerção, utilizado pela sociedade, na forma do Estado.
A prisão tornou-se a base do sistema de punição estatal, deixando qualquer outra execução penal em segundo plano. No entanto, no século XX,já era possível perceber a ineficiência do sistema penal estabelecido, e ao mesmo tempo, a ausência de uma alternativa viável para a prisão. O principal modelo de punição era considerado um mal, masum mal necessário.
A pena de privação de liberdade, desde sua instituição, pareceu a mais óbvia, de acordo com Foucault, levando em conta que a liberdade é um bem igual para todos, e sua perda tem omesmo peso para todos. Outra razão para a obviedade da prisão, anteriormente mencionada, foi a de transformar os indivíduos, tornando-os dóceis. É possível perceber os fundamentos da pena privativa deliberdade como são compreendidos e aceitos oficialmente na atualidade: como forma de repressão ao agente do crime, e como prevenção para a sociedade como um todo.
Os modelos de prisão relatadosprimeiramente são os de Auburn e o da Filadélfia. O primeiro evidencia uma regra de total silêncio entre os presos, uma referência ao modelo monástico, e tenta recriar uma sociedade perfeita,condicionando o temor da punição no preso. O segundo modelo trabalha com uma regra de isolamento absoluto, para que possa refletir, e encontrar “a moral que nunca perece no coração do homem”.
Outro aspecto daprisão detalhado por Foucault é o trabalho realizado pelos detentos no cumprimento da pena. No livro, são abordados aspectos relativos ao trabalho na prisão, suas funções e a sua obrigatoriedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo vigiar e punir parte 1
  • Análise da quarta parte de “vigiar e punir”: prisão
  • Resumo da parte I e II da obra Vigiar e Punir
  • Resumo
  • quarta parte 'vigiare punir'
  • VIGIAR E PUNIR PARTE 3
  • Terceira parte de vigiar e punir
  • Resumo do texto Vigiar e Punir

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!