RESUMO VIDAS SECAS

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Breve Biografia do autor:
O livro Vidas Secas foi escrito por Graciliano Ramos que nasceu em Quebrângulo, Alagoas. Estudou em Maceió, mas não cursou nenhuma faculdade. Após breve estada no Rio de Janeiro como revisor dos jornais "Correio da Manhã e A Tarde", passou a fazer jornalismo e política elegendo-se prefeito em 1927.Graciliano estreou em 1933 com "Caetés", mas é São Berdado, verdadeiraobra prima da literatura brasileira. Depois vieram "Angustia" e Vidas Secas 1938 inspirando-se em Machado de Assis. Esse livro retrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje tais como injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca, o que nos remete a ideia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência.ESTUDO DOS PERSONAGENS
Baleia - cadela da família, tratado como gente, muito querido pelas crianças.
Sinhá Vitória - mulher de Fabiano, sofrida, mãe de 2 filhos, lutadora e inconformada com a miséria em que vivem, trabalha muito na vida.
Fabiano - nordestino pobre, ignorante que desesperadamente procura trabalho, bebe muito e perde dinheiro no jogo.
Filhos - crianças pobres sofridas e que nãotem noção da própria miséria que vivem.
Patrão - contratou Fabiano para trabalhar em sua fazenda, era desonesto e explorava os empregados.
Outros personagens: o soldado, seu Inácio dono do bar.
RESUMO DA OBRA
1 ° capítulo MUDANÇA

Em uma longa trajetória pelo sertão castigado pela seca, Fabiano, Sinhá Vitória, a cachorra Baleia, e os dois filhos do casal, passam por diversas privações. Em umdado momento, o menino mais velho deita-se, cansado, e nega-se a continuar a caminhada pelo espírito atribulado de Fabiano passa a ideia de abandonar o filho, mas ele decide carregá-lo. Ainda antes de saírem de sua moradia eram seis viventes, mas como a fome apertou, Sinhá Vitória decidiu sacrificar o papagaio para dar de comer à família. Chegando a outro lugar encontraram uma fazenda abandonada,Fabiano procura sinal de vida sem sucesso, e decide ficar por ali com a família, enquanto Baleia caça um preá que entrega a Sinhá Vitória que prepara e divide entre os seus.

2º capítulo FABIANO

Perseguindo uma novilha, o sertanejo acompanhado pelos filhos e por Baleia, pensa em como se arrumara. Chegara à fazenda em uma situação miserável e agora via as coisas melhorarem, os meninosengordando, receberia educação. Apesar de expulso da fazenda pelo patrão, fizera-se desentendido, e conseguira ficar. Acostumara-se à vida entre os animais. Montado, ele e o cavalo pareciam um só.
Sua linguagem, repleta de interjeições guturais, era entendida pelos bichos, mas o distanciava dos homens. Muito diferente de seu Tomás da Bolandeira, homem culto, terno. Mas de que lhe adiantara tantacultura? Sofreu mais que todas as agruras da seca. Era preciso que os meninos também endurecessem que se tornassem brutos para enfrentar homens ruins como o patrão branco, que tanto o maltratava.

3º capítulo CADEIA

Na feira da cidade, onde foi buscar mantimentos, Fabiano bebe algumas doses de cachaça, e resolvido a conversar, é interpelado por um soldado amarelo que o convida à mesa de jogo.Como este fosse à autoridade, Fabiano o segue e perde, saindo da mesa indignado. O soldado vai no seu encalço e o provoca, até que o sertanejo perca a paciência e xingue a mãe do soldado. Preso, passa a noite no xadrez, onde é surrado.


4º capítulo SINHÁ VITÓRIA

Preparando o fogo dentro da escura da fazenda, a esposa de Fabiano dá um pontapé em Baleia, que se afasta. Acordara de mau humor.Reclamara de novo da cama de varas sobre a qual dormiam. Precisavam de uma cama de couro, como o de seu Tomás da Bolandeira, aí sim, dormiria feito gente. Mas por mais cortes que tentassem nas despesas, a cama parecia um sonho distante.

5º O MENINO MAIS NOVO

Vendo o pai botando os arreios na égua, o menino mais novo pensa fazer algo notável. Ao notar o bode velho no chiqueiro tenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Vidas Secas
  • Resumo da obra " Vidas Secas"
  • vidas secas resumo
  • Vidas Secas: Resumo
  • Resumo do livro vidas secas
  • Resumo do livro: Vidas Secas
  • Resumo vidas secas
  • Resumo do Livro Vidas Secas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!