Resumo Vida e família Luiz Gonzaga

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Vida
Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do terreiro de Pernambuco, a 610 km do Recife, a 69 km de Crato (Ceará) e a 80 km de Juazeiro do Norte, Ceará), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos(faleceu em 1-8-1989 Recife, Pernambuco) filho de um músico sanfoneiro (Januário), tocou sanfona desde criança ,seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo.
Antes dos dezoito anos Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região filha do coronel Raimundo Deolindo, quenão o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazaré namoraram algum tempo, Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça. Revoltado fugiu de casa Durante nove anos viajou sem dar notícias à família .
Em 1930 ingressou no exército, viajando com as tropas pelo Brasil.
Em 1939, estando no Rio de Janeiro pediu dispensa dacorporação para tornar-se músico.
Em 1941 apresentou-se com sucesso no programa de calouros de Ary Barroso na Rádio trabalhou em várias rádios apresentando músicas com ritmos regionais, principalmente do nordeste conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Daí surgiu a ideia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou comoartista. Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor .
Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia ‘Léia’ Guedes dos Santos deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga mantinha um caso havia meses com a moça, iniciados quando já estava grávida. Sabendo que sua amante seria mãe solteira, assumiu a paternidade da criança, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do NascimentoJúnior.
Odaléia, que além de cantora de coro era sambista, foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado, que não assumiu a criança. Foi parar nas ruas, até ser ajudada, descobrindo-se seu talento para cantar e dançar, passando a se apresentar em casas de samba no Rio, quando conheceu Luiz.
A relação com Luiz era conflituosa e, após o nascimento do menino, piorou, com muitosciúmes.Separaram‐se com menos de 2 anos de convivência. Léia criou o filho, e Luiz os visitava.
Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e reencontrou seus pais, Januário e Santana, que havia anos não sabiam nada sobre o filho e sofreram muito esse tempo todo.

Casamento

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que se tornara sua secretária particular,e por quem se apaixonou. O casal permaneceu até o fim da vida de Luiz. Não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.
Nesse mesmo ano Léia morreu de tuberculose, para desespero de Luiz. O filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão com 2 anos e meio. Luiz queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para amulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou, juntamente com sua mãe, Marieta, que achava aquilo um absurdo, já que nem filho verdadeiro de Luiz era. Luiz não viu saída: entregou o filho para os padrinhos da criança, Leopoldina e Henrique Xavier Pinheiro, criarem-no no Morro do São Carlos. Luiz sempre visitava a criança e a sustentava financeiramente. Xavier o considerava filho deverdade e lhe ensinava viola, e o menino teve em Dina uma mãe.

Família

Luiz não se dava bem com o filho, apelidado de Gonzaguinha. Passou a não ver mais o filho em sua infância, e sempre que o via brigavam. Achava que ele não teria um bom futuro, imaginando que se tornaria um malandro ao crescer, já que o menino tinha amizades ruins no morro, vivendo com malandros tocando viola pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida de luiz gonzaga
  • vida de luiz gonzaga
  • A vida de Luiz Gonzaga
  • Vida e obra de luiz gonzaga
  • LUIZ GONZAGA vida e obra
  • Projeto
  • Relação entre o livro Vidas Secas e as Músicas de Luiz Gonzaga
  • Resumo "Antropologia Cultural" de Luiz Gonzaga de Mello

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!