Resumo Viagens na Minha Terra

Páginas: 42 (10397 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
A Capítulo 1
O autor inicia explicando a inspiração que recebe do prazeroso clima de sua terra para viajar além de seu quarto e relatar o que lhe ocorresse. Desde então é interessante, principalmente a quem não é português, acompanhar com um mapa as regiões de Portugal que são citadas – o GoogleMaps pode ajudar.
Era 1843. Após embarcar, com destino a Santarém, aprecia a vista de Lisboaenquanto navega pelo rio Tejo, avaliando características de determinadas vilas.
Acende um cigarro e, numa atitude que hoje seria taxada de “politicamente incorreta” ou “patrocinada pela indústria do fumo”, valoriza o prazer de fumar à bordo um cigarro de Havana, “uma das poucas coisas sinceramente boas que há no mundo”.
Durante a viagem se vê no meio de uma discussão entre dois grupos de viajantes: osílhavos, homens de Ílhavo, reconhecidos como navegadores, da região de Aveiro, às margens do rio Vouga, que fica ao norte de Portugal, também citados como “os da calça larga”; e os campinos, ou Bordas-d’Água, homens de Alhandra, região do Ribatejo – como o nome já diz, área mais acima do rio Tejo – que praticavam o forcado – algo semelhante à tourada.
A disputa era para saber “quem era mais quequem” – não é de hoje que existem conflitos regionais, quase sempre meio bobos, dentro de um país. A última palavra foi de um ílhavo que comparou a força que tem um mar à força que tem um touro, considerando o primeiro mais desafiador.
Capítulo 2
O autor congratula a si mesmo pelo ideal que traz junto deste seu livro: não relatar as viagens apenas de maneira geográfica, como diz ser costume daépoca, porém mais profundamente, com “pensamentos brilhantes”, abordando vários temas.
Compara o romance de Cervantes, Dom Quixote, a uma teoria filosófica que divide o mundo entre espiritualismo e materialismo, sendo Quixote representante do primeiro e Sancho Pança, seu escudeiro, do segundo. Afirma ainda que em sua atualidade o mundo é protagonizado pelo materialismo de Sancho Pança, mas que oprogresso se dá na alternância deste com o espiritualismo.
Desembarcando em Vila Nova da Rainha lamenta a feiura do local e muito se contenta com uma carroça oferecida por outro senhor, o que já era muito luxo para o local onde estava.
Cita um antigo filósofo, sobre a virtude, e contrapõe a um dito de outro pensador recente, que considera que “sabedoria antiga seja um sofisma”, ou seja, umaafirmação enganosa: para o autor deste livro se a sabedoria antiga se mantém é porque alguma verdade nela existe.
Faz uma análise curiosa e irônica da situação das estradas da região, mal cuidadas, dizendo que uma solução para os problemas das vias em Portugal seria obrigar ministros a mudarem de endereço a cada três meses.
Dirige-se à Azambuja, povoação próxima. Incomoda-se com o caravançal (um tipo dehospedagem) que se mostra decadente, quase em ruínas, e com a aridez da região, além de se assustar com os tipos de pessoas presentes.
Capítulo 3
O autor dialoga com o leitor, afirmando que irá decepcioná-lo por não realizar a descrição da estalagem dentro dos costumes literários da época, que exigiriam um estilo mais romantizado em texto.
Retoma a questão do materialismo predominante no mundoreal, observando a desigualdade social e perguntando-se sobre “o número de indivíduos que se deve condenar à miséria para poder gerar um rico”.
Contrapõe, em seguida, a literatura romântica, espiritualista, citada no início, à realidade materialista do mundo, e observa que a literatura da época estava sendo hipócrita.
Decide então que fará a descrição da estalagem simplesmente como a viu: cercadade pessoas repugnantes e com maus serviços – cita a uma limonada feita com limões estragados e água suja que, no entanto, ainda não havia feito mal a ele.
Indica que irá em seguida ao pinhal de Azambuja.

Capítulo 4
Divagando sobre a inocência e a modéstia, sendo que considera a segunda mais importante que a primeira, o autor cita filósofos, procurando adicionar erudição a seu livro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viagens a Minha Terra (resumo e analise)
  • Viagens da Minha Terra
  • Resumo viagens na minha terra
  • Resumo do livro Viagens na minha terra
  • Resumo do Livro Viagem à Terra do Brasil
  • Resumo livro viagem ao centro da terra
  • Viagens na minha terra
  • Resumo do filme viagem ao centro da terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!