Resumo: Verbete Política - Norberto Bobbio

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 24 de junho de 2013
BOBBIO, Norberto. MATTEUCCI, Nicola. PAQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 8ª. Brasília. Editora UNB. 1995(verbete: Política pag. 954-962).

Resumo: Verbete Política
I. O significado clássico e moderno de política
O sentido original da palavra política deriva o seu significado básico da palavra polis que significa tudo que se refere á cidade. A palavra política foi um termomuito usado para designar as obras que faziam o estudo das atividades humanas em relação ao estado, com o tempo esse significado foi abandonado, atualmente o termo política passou a ser utilizado como um meio de designar varias atividades do homem em relação ao estado, este estado também tem o poder de regular, ordenar ou proibir determinadas ações dentro de um determinado grupo.
II. A tipologiaclássica das formas de poder
O conceito de poder tem sido entendido através do tempo como um meio de se obter vantagem ou efeito sobre alguém ou grupo de pessoas, onde um sujeito impõe sua vontade sobre outro sujeito com o objetivo de obter algum beneficio (particular ou coletivo). Existem varias formas de poder político alem da relação de poder sobre o homem, Aristóteles considerava trêscomo principais: o poder paterno (de um pai sobre o filho), o poder despótico (de um ditador sobre um grupo) e o poder político (o governo sobre quem e governado). Essas formas de poder político se diferenciem de certo modo em seus fundamentos, como por exemplo, a relação de quem governa e daquele que e governado, esta relação pode sofrer variações, mas ainda assim permanece como uma forma degoverno.
III. A tipologia moderna das formas de poder
Para se achar o foco especifico do poder político e necessário se fazer a classificação das varias formas de poder baseadas nos meios utilizados por um sujeito para modificar o comportamento de outro, assim podemos distinguir três grandes classes: o poder econômico que e baseado na posse de bens ou de meios de produção, aquele que possuiesses bens pode provocar uma mudança de comportamento naqueles que não os possuem, em troca de um salário por exemplo. O segundo e o poder ideológico que se baseia no uso de ideias para influenciar e alterar um comportamento dentro de um grupo, as pessoas que utilizam esse método possuem alguma posição de destaque dentro do grupo. E por ultimo o poder político que utiliza a força e a autoridadecomo modo de coação. Todas essas formas de poder dividem a sociedade em grupos com, por exemplo, níveis superiores e inferiores. O uso da força como modo de coação tem sido o meio mais utilizado tanto para controle social, como para a defesa de ataques externos de outros grupos. Essas divisões de poder se encontram bastante presentes nas teorias sociais contemporânea, onde o sistema social se divideem três outras subdivisões, a organização das forças produtivas, a organização do consenso e a organização de coação.
IV. O poder político
Apesar do uso da força como modo de controle dentro de um grupo isso não e suficiente para a existência do poder político, a principal característica do poder político e a monopolização do poder da força de dos meios pelos quais ela pode serexercida, isso da a os detentores desse poder a possibilidade de punir aqueles que o usam sem permissão. Tal poder e concedido pelos membros de um grupo à medida que eles renunciam a esse poder e o transfere para uma única entidade, o estado. Para Marx e Engels, numa sociedade com grupos conflitantes o uso desse poder serve para que o grupo dominante continue com seu domínio, observando a historia dealguns estados, percebe-se que o uso da força e do poder coativo tem sido um fator crucial e dominante dentro de suas historias. Existem três fatores que diferenciam o poder político de outras formas de poder, são eles: a exclusividade, a universalidade e a inclusividade, a exclusividade e o direito que permite ao estado o monopólio do uso da força e o direito de proibir o uso da força por outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento verbete "PODER" Norberto Bobbio
  • Dicionário de Política
  • Política segundo Norberto Bobbio
  • “O conceito de política” norberto bobbio
  • Resumo de legitimidade para norberto bobbio
  • Resumo Norberto Bobbio
  • NORBERTO BOBBIO / RESUMO
  • Teoria Geral da Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!