RESUMO USOS DIALETAIS, ESTEREOTIPOS E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA TELENOVELA “FLOR DO CARIBE”

734 palavras 3 páginas
O artigo, usos dialetais, estereótipos e preconceito lingüístico na telenovela “Flor do Caribe” elaborado pelos autores Fabiana Pelinsson¹, Anderson Lopes Paiva³ e Regiane Regina Ribeiro³ , tem como objetivo mostrar o preconceito lingüístico e os estereótipos com o dialeto nordestino nas telenovelas. E para melhor exemplificação o artigo vai usar o exemplo de Cassiano e Candinho, personagens da novela “Flor do Caribe”, exibida na rede globo no ano de 2013.
Segundo Marcos Bagno preconceito lingüístico é um fato social arraigado no comportamento de muitas pessoas. Sendo que esse comportamento muitas vezes surge inconsciente e ideologicamente, pelas condições sócias classistas que a sociedade impõe. O Brasil um país plurilíngüe, além do português possui aproximadamente 180 dialetos, e, por conta dessa variedade lingüística é que a sociolingüística variacionista estuda a língua em seu real contexto. E com base nesse aspecto é possível afirmar que essa diversidade da língua ocorre naturalmente devido a fatores lingüísticos e sociais. Desse modo Bagno então afirma que a língua é um fenômeno de natureza social, mas que tem implicações psicológicas e fisiológicas, etc.
Pode ser visto no artigo que á língua sofre dois tipos de variedade a interna e a externa, a interna ainda pode ser subdivididas em quatro tipos básicos sendo, 1) diferenças sintáticas, 2) diferenças morfológicas; 3) diferenças lexicais e 4) diferenças fonéticas. E as variedades externas da língua ocorre a partir de influencias como, por exemplo: região do falante, o nível social do falante e o grau de escolaridade do falante. Faraco e Tezza referem-se a língua como um conjunto de variedade. Mas a realidade que a sociedade impõe é outra, pois nas escolas desde as primeiras series aprendemos a separar os acontecimentos lingusiticos em dois grupos, o “certo” que é se identifica com as ordens gramaticais escolares e o “errado” é tudo aquilo que ouvimos e falamos no dia a dia e que foge das normas da

Relacionados