RESUMO TRUMANN

673 palavras 3 páginas
KARINE BIANCA DE OLIVEIRA DIAS
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO - PMA UNIRITTER

Análise do filme "Show de Truman: O show da vida"

O filme conta a história de um homem que teve sua vida totalmente transmitida, desde o seu nascimento, 24h por dia, por uma emissora de tv. O programa esteve no ar durante todos os dias de sua vida, desde o nascimento de Truman, sem intervalos comerciais. As propagandas eram feitas durante o programa. Em grande parte as aparições de marcas eram apresentadas pelo personagem do seu melhor amigo.
Truman desconhece ser um personagem e leva uma vida normal, porém externamente percebe-se que todas as informações que chegam até ele tem um conteúdo que busca induzir a decisão dele de talvez procurar sair da "cidadezinha" onde sempre viveu.
Tudo na vida de Truman é teatral, desde a esposa (que é uma atriz escolhida) até a morte do seu pai. Morte esta que foi causada para criar o maior medo do personagem, onde o pai dele morreu acidentalmente em uma tempestade no mar, e foi retirado do programa. Isto causou o maior trauma de Truman.
Considerando que a cidade é uma ilha, rodeada de mar por todos os lados, Truman tem medo de enfrentar tempestades também e acabar com o mesmo destino do suposto pai.
As emoções de Truman são seguidas de tentativas de indução por parte da mídia (provocada e feita para causar reações aos pensamentos e atitudes dele). Até que Truman se apaixona por uma figurante, que luta (fora do programa e do cenário) pela libertação do personagem para o mundo externo.
Truman passa a suspeitar das reações das pessoas ao seu redor e "sair da rotina" em alguns momentos. Uma vez que, todos os dias ele tem os mesmos hábitos, vê as mesmas pessoas que o cumprimentam e dizem praticamente todos os dias as mesmas coisas.
O diretor do Show, Christof, é entrevistado e questionado com a seguinte pergunta: "Por que Truman nunca pensou até agora em questionar a natureza do mundo em que vive?" Christof responde: "Aceitamos a realidade do

Relacionados

  • manual
    25370 palavras | 102 páginas
  • apostila curso escrita criativa
    42772 palavras | 172 páginas
  • encontros da psicologia
    55532 palavras | 223 páginas
  • senhor
    156509 palavras | 627 páginas