Resumo Toc na Cuca

Páginas: 7 (1743 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ









RESUMO TOC NA CUCA























ITAJUBÁ
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ





EDUARDO RIBEIRO MORAIS – 21590
RAFAEL FISCHER VIOLA – 26771
BÁRBARA DO PRADO SOUZA – 27157
EDUARDO DOS SANTOS LUZ – 28191
WALLACE NIKOLAS DOS SANTOS NASCIMENTO - 30734
MATEUS VINICIUS NASCIMENTO DA SILVA – 35158




Resumo referente ao livro Toc na Cuca, da matériaADM083 – Introdução ao Empreendedorismo, submetido ao professor Elzo Alves Aranha, como forma de avaliação do conteúdo aprendido na disciplina, oferecida para os cursos de graduação da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá









ITAJUBÁ
2015

O tópico inicial abordado pelo autor acerca dos bloqueios mentais que nos auto aplicamos diz respeito a tradicional “resposta certa”, que buscamospara todos problemas que aparecem em nosso cotidiano. Nota-se que, com exceção da matemática, não existe uma única resposta certa para resolvermos problemas do cotidiano. Como afirma de maneira clara o autor em uma passagem: “a vida é ambígua”, ou seja, não é possível buscar soluções singulares a maioria dos problemas do dia-a-dia. Nossa criação influencia diretamente na forma que pensamos, econsequentemente no nível de criatividade. Como bem abordado em uma das primeiras histórias do primeiro capítulo, a fluidez imaginária de crianças de escolas primárias impressiona quando comparamos com alunos do colegial. Essa diferença é resultado da maneira que somos conduzidos a pensar ao longo de toda trajetória acadêmica, sempre buscando soluções únicas para a maioria dos problemas apresentados,como em uma equação algébrica. Como consequência dessa maneira de pensar, acabamos correndo riscos. Em um mundo onde a flexibilidade é indispensável para a sobrevivência, apresentar forma única de pensamento resulta em maneira única de resolver problemas, que necessariamente pode não ser a forma mais fácil cumprir tal tarefa. De maneira geral, a resolução mias inovadora de uma tarefa pode aparecerda segunda, terceira, ou décima tentativa de solucionar a mesma.
No capítulo 2, torna-se claro a classificação do pensamento entre dois tipos distintos, o pensamento difuso sempre à procura de semelhanças e conexões entre as coisas, capaz de englobar inúmeros aspectos ao mesmo tempo, sem seguir um modelo retilíneo. Já o pensamento concreto se concentra nas diferenças, não deixa margens de erro,possui um foco definido, apesar de não ser capaz de englobar uma grande variedade de aspectos. Ambos os tipos de pensamento possuem papel importante no processo criativo, divergindo apenas na fase de aplicação. Uma linha difusa é apropriada na parte de germinação das ideias, já a abordagem concreta torna-se essencial para a definição e realização. O modelo educacional de ensino tem a tendência dereprimir o pensamento subjetivo e valorizar a ideologia concreta. Nota-se uma grande desvalorização por grande parte da sociedade em relação a forma difusa de pensar. O autor ainda acrescenta que a utilização de metáforas é de extrema importância na busca de um “pensamento diferente”, pois através desse recurso é possível obter uma visão diferente da questão.
No capítulo 3, de acordo com o aurélio,norma é o principio que serve de regra, lei, modelo ou exemplo. Enquanto crianças aprendemos que é necesario seguir uma norma padrão, previamente criada por alguém para fazer diversas atividades e ao faze-las estará realizando a tarefa corretamente, e que pensar “fora da caixa” nao é viavel. Nosso cerebro consegue detectar padrãos facilmente, como por exemplo as estrelas no ceu, sozinhas e olhadassem atenção são apenas pontos espalhados, mas se conectadas algumas podem acabar se tornando constelações, e consequentemente se tem a criação de uma norma a partir de um padrão.
São estas normas que fazem com que se consiga viver em uma sociedade, sem estas estaria um caos total nosso convivio, porém em se tratando de criações de ideias inovadoras, devemos abrir nossas mentes e burlar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Toc Na Cuca
  • Resumo Toc na cuca
  • Resumo toc na cuca
  • Resumo Um Toc na Cuca
  • Resumo do texto toc na cuca
  • Resumo segunda parte toc na cuca
  • Toc Na Cuca
  • resumo cap 4,5 e 6 do livro um toc na cuca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!