Resumo Tica E Cidadania Np2

1668 palavras 7 páginas
Resumo Ética e cidadania - NP2

*. Ética pós-moderna

-Pós-modernidade:
Implicações práticas: mudanças sentidas no cotidiano. Vivemos num mundo carregado de signos em prejuizo do conhecimento. A pós-modernidade não tem data precisa, mas trouxe consigo mudanças signififaativas na área das tecnologias. Consciência ética não corresponde ao que acontece na pós-modernidade, pois há uma pluralidade de valores (houve um bom de liberdade frente ao novo, as mudanças). Mudanças profundas em valores do que é certo e errado, justo e injusto, até do ponto de vista estético. surgimento de uma nova ordem social. Rompe com a modernidade. Não há um consenso em seu surgimento, não há data precisa.
A modernidade é caracterizada por princípios totalizadores ou universalizantes. Ex: iluminismo (filosofia que marcou o mundo: sua verdade absoluta eram os princípios de igualdade, liberdade, cidadania, direitos, espeito a diferença, princípios universais). Hoje há uma pluralidade de ideias em torno desses princípios (os conceitos e entendimento é individualizado). Os princípios iluministas (totalitaristas, universais) não servem mais para expressar uma realidade tão fragmentada como a atual (o agora é fluido, líquido).
Na modernidade, a comunidade precede o indivíduo. Se isso acontece, os valores são sólidos, válidos para a maioria das pessoas, que veem sentido em agir de determinadas formas. Hoje é tudo fragmentado, as pessoas vivem comunidades virtuais, voláteis.
O marxismo também marcou o século XIX com ideias totalizadoaas. A crise pós-moderna se refere a falta de teorias que expliquem-na. Foi marcada por transformações profundas na realidade:
1. a sociedade não constitui mais uma totalidade (no plano de valores, de ações, de preocupações).
2. crise nas ciências sociais: não há uma teoria capaz de explicar a realidade contemporânea.

Há uma necessidade de repensar novas categorias conceituais e metodológicas para compreender a passagem modernidade-pós-modernidade. Existe uma

Relacionados