Resumo texto: Questões sobre educação

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
RESUMO: QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO - MIRIAM LIMOEIRO CARDOSO
Para refletir os significados de educação é necessário contextualizar socialmente e historicamente, e relacionar as características de diferentes momentos da história da sociedade. Pode-se notar grande diferença nas concepções da educação no seu inicio no capitalismo e na atualidade. Na educação capitalista há bastantes contradições,entre elas, a contradição entre público e privado, educação voltada para igualdade e desigualdade, a cidadania e mercadoria. Servindo duas observações preliminares, "A educação é sempre uma prática social determinada, definida social e historicamente no âmbito de uma forma particular e específica de organização da sociedade." (CARDOSO, 2004, p. 109). Sua organização social está determinada comoestratégia de produção e reprodução. Outra observação é referida ao tipo de conhecimento de certa situação histórico-social onde é preciso que seja produzido e transmitido. Definindo esse conhecimento como necessário (é diferente de cada sociedade e de cada época) sneod o projeto social em curso, curso que resulta embates de forças sociais que se confrontam. Os projetos são elaborados desde a GuerraMundial, considerando o sistema em processo de mundialização, são feitos por órgãos que (re)organizam o mundo capitalista. Possuem termos políticos, econômicos e acadêmicos. A produção, a transmissão e apreensão dos conhecimentos são inseridas na dinâmica das sociedades, atendendo as necessidades de suas transformações. Cada projeto produz normas e valores distintos.
A educação está sendo tratadacomo um mercado de serviços de indústria lucrativo pelo OMC nos dias de hoje. Deixando a educação como na norma capitalista, como mercadoria e objeto de troca. Para isso a escola pública teve que passar por reforma, fazendo ela operar como a lógica mercantil. Já nas universidades o sentindo era em administrar através as tendências dos negócios e por segundo a ciência e na sociedade. Era propostopelo OMC, um controle de universidades com menos fundos governamentais, abrindo portas para o mecanismo de financiamentos.
Na infiltração do capitalismo, a educação pública era pensada como estratégia para concretizar novos ideais burgueses e na formação de cidadãos denominando o saber, com condição de estabilidade do capitalismo. Para reprodução do modo capitalista era necessário que todostivessem conhecimento, e que desses conhecimentos fossem produzidos novos para ampliar os processos de produção, capacitando e instruindo as funções de uma sociedade nova. É quando o conhecimento e instrução são voltados a cidadania. Antes a educação era privilégio aristocracia e estava no controle da igreja. Foi através dos ideais de liberdade que a burguesia entendeu a necessidade do conhecimento,após o processo de luta revolucionária que travou sua economia e política.
A educação pública para a formação das novas gerações foi proposta de forma universal, onde todos os indivíduos teriam acesso. Promovendo igualdade entre os cidadãos, visando o aperfeiçoamento de talentos individuais e de capacitação de diversas funções sociais, isso se deu através da ideologia dominante. A perspectivapara educação pública é de revolucionar a ordem e constituir uma nova organização social ao mesmo tempo, tendo assim, um vinculo com a construção do Estado nacional burgues. A escola pública e laica foi uma conquista burguesa, mas nos dias de hoje, não é mais necessário, pois a escola se tornou em negócio lucrativo. Para conseguir se estabelecer foi necessário que o capitalismo se amparasse numaideologia igualitária. Desde o surgimento do capitalismo como meio de produção, as propostas da burguesia se concretizaram por meio de uma instituição social determinada: a escola, que teve fundamentos à reproduções sociais. A escola seria então, um aparelho que se estabelece no capitalismo, onde as diferenças que se dava pela o sistema escolar já eram reproduzidas na sociedade.
Para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre o texto: encontros e encantamentos na educaçao infantil
  • RESUMOS DE TEXTOS SOBRE A Educação Inclusiva nas Escolas Privadas
  • RESUMO SOBRE O TEXTO “INTEGRAÇÃO SOCIAL & EDUCAÇÃO PARA SURDOS”
  • Questões sobre texto Montaner
  • QUESTOES SOBRE O TEXTO
  • Questões sobre o texto Jusnaturalismo
  • Questões sobre o texto "o pensamento pedagógico brasileiro e a educação infantil- o brasil escravagista"
  • Questões sobre vôlei e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!