RESUMO Texto Cinco Notas A Proposito Da Quest O Social

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 25 de julho de 2015
RESUMO
“CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA QUESTÃO SOCIAL”
Autor: José Paulo Netto- p. 41 até p.49
*Na agenda contemporânea do Serviço Social brasileiro, a “questão social” é o ponto saliente.
*Assim, a atualidade da “questão social” se põe tanto para os assistentes sociais de campo quanto para aqueles que se ocupam, especialmente na academia, com a formação das novas gerações profissionais ecom a investigação da realidade social.
A expressão “questão social” surge para dar conta do fenômeno mais evidente da historia da Europa Ocidental que experimentava os impactos da primeira ondaindustrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVIII: tratava-se do fenômeno do pauperismo. Com efeito, a pauperização (nesse caso, absoluta) massiva da população trabalhadoraconstituiu o aspecto mais imediato da instauração do capitalismo em seu estágio industrial concorrencial e não por acaso engendrou uma copiosa documentação.
A designação desse pauperismo pela expressão“questão social” relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos. Foi a partir da perspectiva efetiva de uma eversão da ordem burguesa que o pauperismo designou-se como “questão social”.
Apartir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideo-politico ela desliza lenta, masnitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.
Entre os pensadores laicos, as manifestações imediatas da “questão social” (forte desigualdade, desemprego, fome, doenças, penúria,desamparo frente a conjunturas econômicas adversas etc.) são vistas como o desdobramento, na sociedade moderna (leia-se burguesa), de características inelimináveis de toda e qualquer ordem social, quepodem, no máximo, ser objeto de uma intervenção politica limitada (preferencialmente com suporte “científico”), capaz de amenizá-las e reduzi-las através de um ideário reformista (aqui, exemplo mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Cinco notas a propósito da Questão Social
  • Cinco notas a proposito da questão social
  • cinco notas proposito da questao social
  • Cinco notas a proposito da "questão social"
  • Cinco notas a propósito da “questão social"
  • RESUMO DO TEXTO CINCO NOTAS A PROPÓSITO DA "QUESTÃO SOCIAL" DE JOSÉ PAULO NETTO AUTORA YANE CIRLENE CORREIA DE...
  • Cinco notas a proposito
  • resumo as cinco notas a resoeito da questao social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!