Resumo texto Abordagem do Processo de Informação dentro da pscicologia cognitiva

376 palavras 2 páginas
Resumo do texto: Abordagem do Processamento de Informação dentro da Psicologia cognitiva (Aprendizagem)
O texto traz uma abordagem geral sobre a formação da cognição humana. Para isso, considera que a mente do ser humano além de cognitiva é também computacional. Assim, podemos separar nossas cognição em duas instâncias: Processamento da informação (processos mentais em programas) e Versão Fraca (ciência da computação explicada em processos cognitivos.
A psicologia cognitiva, através da sua abordagem do PI, é vista por alguns teóricos sob um enfoque interdisciplinar. Essa interdisciplinaridade permite analisar a cognição em 3 níveis: a estrutura física, os processos alogorítmicos e a finalidade funcional.
A psicologia cognitiva depende da teoria e das evidências empíricas (ou seja, experimental).
As representações mentais possuem 2 origens. A behaviorista e a de enfoque mentalista. Behaviorista porque compartilha a tradição pragmática e empirista. Com enfoque mentalista porque rompe este modelo anterior. Este caráter antagônico entre o behaviorismo e o cognitivismo é dado como o conceito de representação mental, ou seja, o evento mental através do qual o ser humano conhece o mundo que o circunda.
A Psicologia Cognitiva de processamento de informação tem foco no behaviorismo, enquanto a psicologia cognitiva europeia possui um princípio estruturalista e organizacional.
A psicologia cognitiva procura obter detalhes de determinado processo através de uma metodologia experimental. Com isso, ao tentar entender o comportamento das pessoas em determinadas circunstâncias, nota-se que elas possuem respostas adaptativas a situações diferentes.
Os processos mentais podem integrar-se de forma explícita ou implícita.
O sistema cognitivo é responsável pela capacidade de pensar, aprender, raciocinar, tirar conclusões, programar atividades e avaliar os planos alternativos e resolver os inúmeros problemas que se apresentam no cotidiano de todo indivíduo. Tudo isso é

Relacionados

  • A ação pedagógica do professor em sala de aula
    16994 palavras | 68 páginas
  • tcc design
    28961 palavras | 116 páginas
  • Giovana de Cassia Goncalves Fossi
    12948 palavras | 52 páginas