Resumo teoria geral da administração

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Princípios de Administração Científica
Frederick Winslow Taylor

Frederick Taylor nasceu na Filadélfia em 20 de Março de 1856, vindo de uma família de classe média, foi educado com muita disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Seus pais queriam que ele cursasse direito, mas aos 18 anos ele abandonou os estudos e foi trabalhar em uma oficina mecânica onde começou a traçar seus primeiroscaminhos para melhorar a administração. O fato mais marcante da vida de Taylor foi o livro "Princípios de Administração Científica", e depois o livro “Administração de Oficinas” onde compartilhou pela primeira vez suas teorias. Fred Taylor começou sua vida como técnico em mecânica, logo depois se formou engenheiro mecânico aos 21 anos pelo “Stevens Institute of Technology”. O principal objetivo dosseus estudos era a eficiência e eficácia operacional na indústria.

Taylor inicia seu livro fazendo referência e mistério sobre um “problema mais amplo da eficiência nacional” citado pelo presidente norte-americano Teodoro Roosevelt. Logo se percebe que esse problema tem haver com o desperdício que é causado pelas ações humanas mal dirigidas e ineficientes, o que impede uma maior eficiência dopaís. Ao considerar a busca por empregados competentes, ele observa que não basta buscar homens competentes já formados. E afirma que só se entrara no caminho da eficiência quando se investir na formação de pessoas competentes. Considerando que no futuro o sistema estará em primeiro lugar. Ele observa que é mais necessário o treinamento e o aperfeiçoamento: “o melhor homem atingirá o mais altoposto, de modo mais seguro e rápido”.
Ele dizia que proporcionar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado é o principal objetivo da administração. E ele explica que o máximo de prosperidade envolve outros valores além do dinheiro e que os interesses de empregadores e empregados não são tão diferentes como muitos acreditam que seja e, conclui que “o indivíduo atinge sua maior prosperidadequando alcança seu mais alto grau de eficiência”. Descobriu que o objetivo do trabalhador e administração deve ser a formação e o aperfeiçoamento dos trabalhadores da empresa. Taylor tentava descobrir as causas do que ele chama “vadiagem no trabalho”, o hábito de trabalhar com má vontade. De acordo com ele esse hábito teria duas causas principais: a ‘indolência natural’ e a ‘indolência sistemática’.Ele considerava a sistemática a mais nociva para o ambiente de trabalho. Ele achava esse assunto tão importante que analisava as três causas principais da vadiagem no trabalho defendendo que os líderes devem esforçar para desfazer o engano de que o maior rendimento do homem e da máquina tira o emprego de outros, os administradores devem conhecer como cada atividade do trabalho funciona e acabarcom a indolência natural e a vadiagem: Remunerando por produtividade; Dispensando os improdutivos; Admitindo novos funcionários cuidadosamente selecionados.
Além disso Taylor diz que é dever dos administradores encontrar, entre os diversos métodos de realizar uma tarefa, o melhor método e sistematizá-lo.
Taylor faz uma comparação entre a administração científica e administração por iniciativa eincentivo. O principal problema da administração é “obter a melhor iniciativa de cada operário”. Uma mudança significa que Taylor propõe é a ideia de “tarefa” e chega a declarar que “a administração científica (...) consiste em preparar e fazer executar tarefas”.
Ao mostrar como a administração cientifica aumentou a qualidade de trabalho a melhores níveis de qualidade e eficiência ele concluiuque “Talvez, o resultado mais importante obtido tenha sido o efeito favorável do sistema sobre os trabalhadores”. Como diz Taylor, a administração científica envolve uma completa mudança no pensamento de todos os homens com relação ao seu trabalho e aos seus chefes.
Em todos os exemplos demonstrados por Taylor ele considera que cada tarefa deve ser especializada e os envolvidos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Teoria Geral da Administração
  • Resumo de Teoria Geral de administração
  • Resumo teoria geral da administração
  • resumo teoria geral da administração
  • Resumo Teoria Geral da Administração
  • Resumo de teoria geral da administração
  • Resumo teoria geral da administração pública
  • (Resumo Teoria Geral da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!