Resumo-síntese do livro de banniard, michel. a alta idade média ocidental. lisboa: europa-américa. 1985.

1945 palavras 8 páginas
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Câmpus de Assis
História Medieval I
Professor: Ruy de Oliveira Andrade Filho.
RESUMO-SÍNTESE do livro de BANNIARD, Michel. A Alta Idade Média Ocidental. Lisboa: Europa-América. 1985.

Diego Alves Moraes
Os Bárbaros violaram as fronteiras do Ocidente em suas invasões no século V. Se estabeleceram em qualquer lugar onde o poder civil e militar do Império não foi capaz de expulsá-los. Estima se que não ultrapassavam 16 % da população de origem. Eram apresentados como grupos tribais, muito influenciados pela civilização romana. Eram violentos, ainda mais com os ricos, impuseram uma partilha das terras entre alguns proprietários abastados ou tomavam posse total e até mesmo os matavam.
Não havia nenhum tipo de movimento de resistência proveniente da classe mais humilde, era como se estes não se importassem com o Império. Já os poderosos contavam com um exército de mercenários para defender o Estado e, mais adiante, proteger sua província e seus bens.
Na primeira metade do século V, os bárbaros instauraram seu poder de forma paralela com a administração imperial, através do sistema de foedus, onde o imperador concedia a eles um estatuto legal dentro do Império. Depois impuseram seu poder a administração imperial, assim desmembrando-o e, aos poucos, desintegrando-o. Desintegrou-se pouco antes do último Imperador Romano do Ocidente ser expulso e trocado por um rei bárbaro através de uma revolta militar (476).
Os visigodos estavam instalados na Aquitânia desde 418, ocuparam aos poucos a Espanha e tornaram-se se a autoridade imperial. Com um foedus concluído com Roma, expulsam os Vândalos da região (429), afastam os Suevos pra o extremo ocidente em nome do imperador Avitus (456). Tornam se senhores da Espanha e tentam impor o arianismo no final do século V. Mas tiveram que ceder a Aquitânia a Clóvis (507) e depois o Sul mediterrânico da Espanha aos exércitos de Justiniano (551). Foram empurrados e

Relacionados

  • Fichamento
    81598 palavras | 327 páginas