Resumo - suínocultuta

1823 palavras 8 páginas
1º Comente sobre fatores relacionados à Aquisição dos reprodutores :

Os reprodutores devem ser adquiridos de rebanhos ligados a um programa de melhoria genetica e que apresentem Certificado de Granja de Reprodutores Suideos
(GRSC).

E importante certificar-se de que o material genético é livre do gene halotano, responsável pela predisposição dos animais ao estresse e pelo comprometimento da qualidade da carne.

Todos os machos e fêmeas devem ser de uma mesma origem, com o objetivo de minimizar o surgimento de problemas sanitários.

2º Comente sobre fatores relacionados à Aquisição das fêmeas

Produzir acima de 11 (onze) leitoes vivos por parto e serem, de preferencia, oriundas do cruzamento entre as racas brancas Landrace e Large White, por serem mais prolificas.

A aquisição de leitoas deve ser feita com idade aproximada de 5 meses, em lotes
Equivalentes aos grupos de gestação

Apresentar bom ganho de peso médio diário

Integridade dos orgaos reprodutivos, ao numero e distribuição das tetas (minimo 12) e as condicoes sanitarias apresentadas no momento da aquisicao.

3º Machos de boa qualidade devem conter os seguintes aspectos:

Os machos devem apresentar um alto percentual de carne na carcaca e boa conversao alimentar,

Como referencia o ganho de peso médio diário deve ser superior a 690 g (100 kg aos 145 dias de idade) e o percentual de carne na carcaça superior a 60%.

Os machos devem ser adquiridos em torno de 2 meses mais velhos que a idade do(s) lote(s) de leitoas que ira (ao) servir.

Os primeiros animais a serem adquiridos devem, portanto, apresentar idade entre 7 e 8 meses e os demais, necessários para a reposição, com idade superior a 5 meses.

4º Comente sobre sistema de alimentações:

Alimentação à vontade

No sistema de alimentacao a vontade, os nutrientes necessarios para expressar o maximo potencial de producao ou ganho de peso sao fornecidos na proporcao e quantidade suficiente. A racao esta a disposicao do

Relacionados

  • Impacto ambiental da suinocultura: viabilidade de tecnologias de tratamento de rejeitos
    11959 palavras | 48 páginas
  • zootecnia
    17619 palavras | 71 páginas
  • AGROECOLOGIA PPC 20 09 13 CORRIGIDO
    22947 palavras | 92 páginas