Resumo SUBSTRACTION CUTTING

503 palavras 3 páginas
SUBSTRACTION CUTTING: ANÁLISE DO MÉTODO DE MODELAGEM PARA LINHA DE PRODUÇÃO

[Resumo]

Neste artigo, as autoras Anicet e Rüthschilling, versam sobre a técnica de modelagem Substraction Cutting, criada por Julian Roberts (2012), assim como a criação de peças realizadas em linha de produção que utilizam essa técnica e sua aplicação, baseando-se em metodologias de projeto para design de moda sustentável.
O método de modelagem Substraction Cutting (ROBERTS, 2012) foi difundido através do livro Free Cutting. Trata-se de um método que foca no reaproveitamento, onde se utiliza uma grande peça de tecido composta por retalhos de vários tecidos excedentes de produção.
Este método consiste em fazer cortes e dobras variadas no tecido, criando novos volumes e abrindo espaços que serão preenchidos por partes do corpo. Dessa forma, aliados a recursos simples de costura, o autor cria uma nova maneira de construção de roupas.
No texto, as autoras descrevem cada uma das três subdivisões do método Substraction Cutting, sendo elas: a técnica túnel, plugue e deslocamento.
Objetivando a possibilidade da aplicação deste método em linha de produção de vestuário, os resultados obtidos mostram sua viabilidade em pequena escala de confecção de moda de marca autoral.
A partir dos estudos feitos de modelagem, as autoras utilizaram dois moldes básicos para realizar testes na pequena confecção. Primeiramente os protótipos foram desenvolvidos em escala pequena e só depois em escala real. A primeira modelagem uniu a técnica deslocamento e túnel, com a finalidade de economia de tecido, utilizando apenas uma torção e dobra para tornar viável a produção em baixa escala. A segunda modelagem foi desenvolvida a partir da técnica do plugue, a fim de minimizar a quantidade de tecido.
Anicet e Rüthschilling (2014), desenvolveram uma nova metodologia com o intuito de servir de apoio para metodologia de design de moda sustentável. Partindo da metodologia desenvolvida por Gwilt (2011), alinhadas à

Relacionados