resumo sora derlize

2411 palavras 10 páginas
Eletricidade
A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
No uso geral, a palavra "eletricidade" se refere de forma igualmente satisfatória a uma série de efeitos físicos. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos contudo a ele diretamente relacionados são usualmente melhor identificados por termos ou expressões específicos.

Carga elétrica: propriedade das partículas subatômicas que determina as interações eletromagnéticas.
Campo elétrico: efeito produzido por uma carga no espaço que a contém, o qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas
Potencial elétrico: capacidade de uma carga elétrica de realizar trabalho ao alterar sua posição.
Corrente elétrica: quantidade de carga que ultrapassa determinada secção por unidade de tempo.
Potência elétrica: quantidade de energia elétrica convertida por unidade de tempo.
Energia elétrica: energia armazenada ou distribuída na forma elétrica. Eletromagnetismo: interação fundamental entre o campo magnético e a carga elétrica, estática ou em movimento..

Em um uso flexível contudo comum do termo, "eletricidade" pode referir-se à "fiação elétrica", situação em que significa uma conexão física e em operação a uma estação de energia elétrica. Tal conexão garante o acesso do usuário de "eletricidade" ao campo elétrico presente na fiação elétrica, e, portanto, à energia elétrica distribuída por meio desse.
Os fenômenos elétricos têm sido estudados desde a antiguidade. Contudo, antes dos avanços científicos na área, as aplicações práticas para a eletricidade permaneceram muito limitadas, e tardaria até o final do século XIX para que os engenheiros fossem capazes de disponibilizá-la ao uso . A rápida expansão da tecnologia elétrica nesse

Relacionados