Resumo sociologia : quem é que diz isso?

Páginas: 5 (1218 palavras) Publicado: 20 de maio de 2011
QUEM É QUE DIZ ISSO?

Sociólogo é um sujeito que vive perguntando:
“Quem é que diz isso?”

A sociologia tende a desequilibrar as pessoas porque esquadrinha coisas que nós tomamos por certas, questionando-as profundamente. Muitas suposições confortadoras caem por terra debaixo do fogo cerrado dos sociólogos, e isso pode ser muito desgastante, principalmente para quem está despreparado.Tomemos como exemplo um verso extraído de All things bright and beautiful “Tudo que é brilhante e lindo”, um hino inglês muito conhecido. Neste verso, geralmente omitido, vislumbramos um rico latifundiário do século XIX que, acompanhado de seus submissos e respeitosos empregados, cantam com todo entusiasmo na igrejinha da vila:

O homem rico em seu castelo,
O homem pobre ao seu portão,
Deus oscriou, nobres e humildes,
E ordenou sua condição.

Aos trabalhadores que cantavam se deixava bem claro que eles foram divinamente designados para nunca ir além da sua posição social, frustrando-se assim qualquer aspiração revolucionária em potencial. O fazendeiro por sua vez, simplesmente teria garantido sua segurança como tal.
O autor do hino é o ideólogo: ele age como porta-voz de uma maneiraparticular de enfocar as coisas a serviço de certos interesses da sociedade. Quando se fala em ideologia,

Geralmente se pensa em termos políticos; mas ela também pode ser religiosa, mitológica ou intelectual. O que importa é que se dê uma justificativa ou explicação para alguma ação, reação ou estado de coisas. A maioria das vezes, em contexto sociológico, a noção de ideologia implica umadistorção, isso acontece particularmente me se tratando da tradição marxista, onde a consciência burguesa tem uma visão distorcida da realidade, baseada em sua posição socioeconômica. Um exemplo mais político, que nos mostra duas facetas da ideologia, poderia ser o fato de se ensinar, nos países anteriormente comunistas, que a supressão das religiões supersticiosas é um pré-requisito necessário para oprogresso.
Neste caso, está se fazendo uso de uma ideologia para tentar transferir as tendências religiosas do povo, colocando-as a serviço do Estado.
No entanto, a maioria das pessoas hoje vive em um mundo que tomam como certo, o qual, embora possa conter algumas idéias cristãs, é fundamentalmente alienado do cristianismo bíblico. É essa cosmovisão, com uma enorme variedade de pressupostosauto-evidentes, que os sociólogos estudam. Contudo, o sociólogo do conhecimento sempre irá argumentar que a cosmovisão é constrangida socialmente. Em outras palavras, esse mundo da realidade que se toma como certo é socialmente construído e não passa de um produto da sociedade. Mesmo assim, ironicamente, os próprios sociólogos geralmente não possuem qualquer ponto de referência fora da sociedade. Tudoque eles podem fazer é conscientizar as pessoas daquilo que elas têm ensinado a si mesmas! Na prática, eles sempre procuram fazer mais do que isso, porque,k na verdade eles mesmos se apegam a certos valores que, embora geralmente implícitos, direcionam os seus estudos.

QUEM DIZ É A SOCIEDADE

Se por exemplo, expressamos o nosso contentamento pelo fato de um amigo ter conseguido um novoemprego, o sociólogo pode virtualmente registrar o evento como sendo perfeitamente previsível em termos de aspiração social, conformidade como a ética de grupo e a reação lógica de aspirações comprometidas com os ideais burgueses.

QUEM DIZ É A SOCIOLOGIA

Se, por um lado, a sociologia é devastadora em sua rejeição da autoridade, ela é, ao mesmo tempo, eternamente autoritária! É perfeitamentecompreensível que são justamente aqueles sociólogos que se aperceberam da futilidade de realizar investigações neutras que precisam desmascarar a sociologia autoritária. Eles se dão conta de que eles mesmos, como qualquer outra pessoa, têm pressupostos com os quais se aproximam de qualquer coisa, a começar pela sociologia.
Tomemos por exemplo o conceito de funcionalismo na sociologia. Numa análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Que Diz Molero
  • resumo de sociologia , sociologia da empresa
  • Resumo
  • resumo de sociologia
  • Resumo de Sociologia
  • Resumo de sociologia
  • Resumo o que é sociologia
  • resumo-sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!