Resumo: socialização: como ser um membro da sociedade

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
e BERGER, Peter & BERGER, Brigitte. (1973), “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCI, Marialice M. & SOUZA MARTINS, José (org.). Sociologia e sociedade: leituras deintrodução à sociologia. São Paulo/Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, pp. 200-214.
Resumo:
As experiências do individuo podem ser social (interação com outros seres humanos) e não social.
Asociedade fixa os padrões de comportamento para as crianças. Estes padrões interferem nas funções orgânicas da criança:
* A alimentação varia de acordo com a sociedade. O macrocosmo e o microcosmomoldam padrões de comportamento. O microcosmo varia de acordo com o macrocosmo que está inserido.
* O treinamento para o uso do toalete. Questões fisiológicas do individuo são submetidos apadrões sociais que variam de sociedade para sociedade.
Socialização: Processo por meio do qual o individuo aprende a ser um membro da sociedade.
A imposição de padrões à conduta individual atingem ascrianças de forma absoluta. O motivo é o grande poder exercido pelos adultos sobre as crianças e a ignorância desta sobre a existência de padrões alternativos.
Linguagem: veiculo primordial desocialização. Permite: transmitir e reter informações e pensar abstratamente. Capacita para refletir e tomar consciência de si mesma
A socialização é um processo reciproco, não afeta apenas o indivíduosocializado, mas também os socializantes. Há limites para socialização e esses limites estão fixados no organismo das crianças.
O principal mecanismo que permite o prosseguimento da socialização e aidentificação e a interação com os outros: a criança aprende a tomar as atitudes do outro e como desempenhar um papel. As brincadeiras tem importante papel nesse aprendizado.
Interiorização: significa que omundo social, com sua multiplicidade de significados passa a interiorizar-se na consciência da criança. (É só através dos outros que podemos descobrir-nos a nos mesmos).
Existe paralelo entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização: como ser um membro da sociedade
  • Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade
  • Socialização: como ser um membro da sociedade
  • Resumo do texto Socialização: como ser um membro da sociedade de Marialice Forachi e Jose de Souza Martins
  • como ser um membro da sociedade
  • Como ser um Membro da Sociedade
  • Como ser um membro da sociedade
  • como ser um membro da sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!