Resumo sobre o sietema educacional

518 palavras 3 páginas
Resumo Sobre O Sistema Educacional
É importante levar em conta que as formas de avaliação não estão divorciadas, mas inerentes, a avaliação de aprendizagem do aluno e a avaliação institucional possuem suas peculiaridades, na primeira um modo individual protagoniza enquanto na segunda há mais do coletivo em detrimento do individual, ainda assim se relacionam e são extremamente freqüentes à escola. Na avaliação de aprendizagem, o professor assume o papel principal, ele tem a autonomia. Já a avaliação institucional, é parte de um projeto pela melhoria do ensino, a partir de seus resultados que são extraídos através de instrumentos específicos, como por exemplo, a prova Brasil, SAEB, IDEB, entre outros. Melchior (2012)
É lugar comum no âmbito educacional entender o aluno como um meio de adquirir resultados, reconhecimento e até verbas, nas provas que são o desafio dos mesmos, colocando em situação delicada o real objetivo, ou pelo menos a intenção, que é dar qualidade ao ensino e ao serviço prestado, através desse meio que talvez esteja estigmatizado devido o terror na denominada avaliação. Talvez a palavra, consulta, ou mesmo pesquisa, fosse a denominação perfeita, é a partir das duas que se consegue informação para conseqüentemente agir de forma pertinente na melhoria da educação, Melchior deixa claro que a avaliação tem seu maior problema no significado que lhe foi dado. Os resultados servem para a tomada de decisões, não para publicidade e propaganda, assim como no âmbito pessoal para a auto-pesquisa e a auto-promoção.
Levando em consideração a pluralidade, as avaliações têm extrema importância para os alunos como ponto de auto-análise, para os educadores é o meio pelo qual se analisa e põe-se em constante prova seu poder de persuasão e técnica de ensino, o que ajuda a melhorar sempre mais, pois estimula a autocrítica. Já para as políticas públicas a avaliação tem como objetivo, mapear as necessidades educacionais, algo que ainda necessita de pessoas

Relacionados

  • Trabalho infantil
    9138 palavras | 37 páginas