Resumo sobre o quinze de rachel de queiroz

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
A obra que foi escrita em 1930, conta a saga de retirantes com muita fome que chegam a se alimentar de tripas de bode durante a seca de 1915.
O Quinze é dividido em dois planos. No primeiro está ocriador de gado Vicente, a professora Conceição e o vaqueiro Chico Bento e sua família. A jovem Conceição que é prima de Bento sofre de paixão pelo primo, porém não pensava em se casar. Nas férias aprofessora ia para a fazenda da família, localizada em Logradouro, próximo a Quixadá. Com a previsão da chegada da seca, a avó da Conceição mãe Inácia, resolve ir para a cidade e deixa Vicenteresponsável pela fazenda. Vicente trabalha incansavelmente para manter os animais vivos. Conceição vai trabalhar no campo de concentração, lugar em que os retirantes ficam alojados e ai descobre algo muitodesagradável de seu primo, a fama de molherengo.
No segundo plano Chico Bento, marido de Cordulina, um casal com (5) filhos vivem a tragédia da seca, representando os retirantes. Chico Bento é obrigadoa abandonar a fazenda em que trabalhava. Com pouco dinheiro, tenta comprar passagens de trem para viajar, sem lograr êxodo, em virtude de das passagens serem superior ao seu capital. Chico Bentocompra alimento, e uma burra. E diz _ Que passagens! Tem de ir tudo é por terra, feito animal! Nessa desgraça quem é que arranja nada! Deus só nasceu pros ricos!
Durante o percurso as dificuldades surgemprincipalmente à fome, Josias, o filho mais novo, come mandioca crua, envenenando-se chegando a morrer. A família segue seu destino. A fome não espera e o vaqueiro encontra uma cabra, matando-a,porém não pode se alimentar do animal, já que pertencia a outra pessoa que a tomou de suas mãos, oferecendo-lhes apenas vísceras, foi o alimento de sua família naquele momento. Após andar por um longoperíodo Chico Bento sente a falta de Pedro, filho mais velho. Na cidade de Aracape encontram um compadre delegado, que lhe ofereceu mantimentos, além de informa-los que o garoto fugiu com camboeiros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rachel de Queiroz
  • O quinze
  • O Perfil Da Mulher Na Obra O Quinze De Rachel De Queiroz 1
  • Resumo sobre o livro "O Quinze"
  • RESUMO DA CRÔNICA "A ARTE DE SER VÓ"
  • Rachel de Queiroz
  • UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS DA OBRA “O QUINZE” DE RACHEL DE QUEIROZ A PARTIR DO ESPAÇO...
  • Fichamento Queiroz, Rachel de, 1910-2003. O quinze/ Rachel de Queiroz.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!