Resumo sobre o Livro Superorgânico de Franz Boas

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Franz Boas (1858-1949): Atribui à antropologia duas tarefas: A reconstrução da história dos povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimentosegue as mesmas leis. É considerado o pai do particularismo histórico (escola cultural americana), o qual preconiza que cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventoshistóricos quqe enfrentou (abordagem multilinear da teoria da evolução).

Alfred Kroeber (1876-1960): Defende as seguintes idéias (dentre outras) em seu artigo “O Superorgânico”:

A cultura atua sobre ohomem.
Graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal.
O homem é um ser acima de suas limitações orgânicas.
Embora as funções vitais sejam comuns a toda a humanidade, a maneira desatisfazê-las varia de uma cultura para outra. Há uma grande variação em um número pequeno de funções vitais (diversidade cultural).
A herança genética não tem nada a ver com as ações e pensamentos.Todos os atos humanos dependem inteiramente de um processo de aprendizado. O homem criou o seu próprio processo evolutivo.
Nenhum outro animal tem toda a terra como o seu habitat, apenas o homemconseguiu esta proeza.
Superando o orgânico, o homem de certa forma libertou-se da natureza.
O homem ao adquirir cultura perdeu a propriedade animal, geneticamente determinada, de repetir os atos de seusantepassados. O homem adaptou-se ao meio.
Há uma crença popular de que as qualidades são mais ou menos adquiridas graças à transmissão genética. Exemplo: “Tenho a física no sangue”. (frase dita poralguém porque o seu avô era físico); “tenho jeito para a música”. (Frase dita por alguém porque seu pai é músico).

Cesare Lombroso (1835-1909): Criminalista italiano que relacionou a aparência físicacom tendência para comportamentos criminosos (foi considerada verdade científica e justificativa para as diferenças raciais). O resultado foi discriminações raciais e sociais.

O homem é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Franz Boas
  • Resumo do texto Franz Boas
  • Resumo do Livro "A Metamorfose" de Franz Kafka
  • Resumo do livro " o processo " de franz kafka
  • Questões sobre cultura (franz boas, roque laraia)
  • Franz boas
  • Franz boas
  • FRANZ BOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!