Resumo sobre o Kalaripayit - A arte marcial Indiana Rural

326 palavras 2 páginas
Universidade Potiguar - Escola de Saúde
Curso de Educação Física

Discente: Luciano Mendonça

Disciplina: Leitura e Produção de Texto

A ARTE RURAL DO KALARIPAYIT

Uma arte marcial pouco conhecida mundialmente que foi originada na Índia sendo criado e utilizado pelos aldeões. O kalaripayit que significa (prática para o campo de batalha) tem profundas relações com a vida social e religiosa dos camponeses de uma imensa região do sul da Índia, por onde deve ter sido por milhares de anos atrás até hoje.

Dividida entre os estilos: Norte, onde é usado a agilidade nas técnicas de saltar e chutar no alto parecido a Capoeira, passos longos, posturas baixas, bloqueios e golpes aplicados com o membros superiores estendidos, os alunos treinam somente pela noite e entre quatro paredes para evitar que os segredos da arte sejam revelados. Já o estilo do Sul é praticado pelo dia e ao ar livre, onde se usa muito a força nos braços, ombros e tronco para derrubar e imobilizar o oponente, tanto como em pé ou no chão.

O kalaripayit é composta de quatro tipos de técnicas de combate, de ambos os estilos: o treinamento com e sem armas; para os alunos mais avançados, se treina o marma-adi (técnicas secretas de ataque aos pontos vitais. Os alunos também aprendem a lidar com os elefantes, sabendo como dominá-los e até matá-los imediatamente desferindo golpes de bastão entre os noventa pontos vitais do animal.

Já os mestres da arte marcial indiana além de lecionar para seus discípulos, tem outra função importante, de ser o médico da aldeia, pois quando se dedica a vida praticando as técnicas de luta, adquire conhecimento extraordinário na medicina, de curar simples hematomas e distensões até ferimentos internos. E para os que pretende ir mais além, que são poucos... chega a se comparar seus conhecimentos com um médico de verdade.

Relacionados