Resumo sobre o filma Amistad

Páginas: 6 (1422 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014

RESUMO SOBRE O FILME AMISTAD

Amistad, baseado em um evento real relata a história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem em Serra Leoa. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão àespera de seu destino. Uma empolgante batalha se inicia o que capta o interesse de toda uma nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos seus direitos básicos de toda a humanidade, a liberdade.
Na década de 1830, negros de Serra Leoa que estavam sendo levados num navionegreiro espanhol, como escravos, de um ponto para outro de Cuba, se revoltam e conseguem assumir o comando do navio, obrigando o capitão e o piloto, únicos brancos que sobraram vivos da revolta, a se dirigirem de volta para a África. Ainda na costa dos Estados Unidos, entretanto, o navio sob o comando dos negros é apresado por um navio de guerra americano, e os negros são feitos prisioneiros em terra,em território americano.
Inicia-se então, um complexo julgamento num tribunal federal regional dos Estados Unidos, em que são partes a rainha Isabel II da Espanha, uma menina pré-adolescente, que afirma serem os negros escravos de propriedade da Coroa espanhola; dois empresários de Cuba, que afirmam terem comprado os negros como escravos num ponto de Cuba e que eles estavam sendo transportadospara outro ponto de Cuba exatamente para serem entregues a eles, empresários; e os próprios negros, representados por americanos abolicionistas, Theodore Jodson e Lewis Tappian, o jovem advogado Roger Baldwin e a ajuda incidental do ex-presidente John Quincy Adams. Inicialmente, a causa dos negros parece perdida, os Estados Unidos tinha um tratado com a Espanha que mandava entregá-la os escravosdas colônias espanholas que fossem apresados em águas americanas.
Mas os advogados dos negros descobrem que a lista dos negros do grupo, apresentadas pelos empresários de Cuba como prova de que os negros eram escravos e de sua propriedade, era na verdade uma lista dos negros que haviam sido levados de Serra Leoa para Cuba por um navio português. Isso era importante, pois na época o tráfico deafricanos já tinha sido abolido nos Estados Unidos e a legislação americana só reconhecia como escravos quem tivesse nascido escravo, isto é, filho de escravos. Se aqueles negros tivessem nascido livres em Serra Leoa – que era uma colônia britânica e a Grã-Bretanha já tinha abolido não só o tráfico como a própria escravidão em seus territórios em todos os continentes, e foram depois capturados evendidos como escravos, Baldwin acrescentou que, se a constituição dos EUA reconhecia a situação de pessoas que prestavam serviços, possuíam direitos e, de nenhuma forma, poderiam considerá-los como propriedade de alguém. Mais se fossem considerados como “coisa” (escravos eram então tidos como coisa) não poderiam ser julgados. Assim sendo, o Tribunal Distrital rejeitou a acusação do governo dos EUA elogicamente negou licença para processar os escravos por assassinato ou para extraditá-los para a Espanha.
Os abolicionistas, porém, não conseguem se comunicar com seus clientes, pois estes não falam inglês e os advogados sequer sabem que língua os negros falam. Depois de muitas peripécias, e de uma viagem dos advogados a Serra Leoa, se descobre que eles falam mendê, uma das línguas da entãocolônia britânica. Descobre-se também, em Serra Leoa, um intérprete que fala tanto inglês como mendê e os advogados dos negros passam a poder se comunicar com seus clientes. Cinquê, o líder dos Mendês presos, falando em sua língua, e traduzido a cada trecho pelo intérprete, presta depoimento perante o tribunal, contando como ele e outros dos negros presentes eram livres em sua terra natal e como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Amistad
  • Trabalho Sobre O Filma Germinal
  • Resumo do Filma Adeus Lênin
  • amistad resumo filme
  • Resumo do filme amistad
  • Resumo do filme "amistad"
  • Resumo do Filme Amistad
  • Resumo do filme amistad.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!