Resumo sobre a origem das células e da vida

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 13 de julho de 2013
 Título: Discussão sobre Origem das Células e da Vida

O Planeta Terra tem, aproximadamente, 4,6 bilhões de anos, este período que vai da formação da terra ate os dias atuais, é chamado de tempo geológico. A superfície da Terra Primitiva há 4 bilhões de anos atrás, apresentava intensa atividade vulcânica, recebia radiação solar ultravioleta e chuvas torrenciais com descargas elétricas.Para os cientistas ou para os que gosta de ciência apresentar alternativas para solucionar os enigmas e problemas ligados a origem do universo logo é algo constante. Assim surge logo as leis que reagem com a manutenção e estrutura do universo.
Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até oséculo XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa idéia, proposta há mais de 2 000 anos por Aristóteles, era conhecida pôr geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um "princípio ativo", isto é, uma "força"capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos.
Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se a idéia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por "todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo". Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiroser vivo?
Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam microrganismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruidor pelos raios cósmicos e ultravioleta que varrem continuamente o espaço sideral.
Em 1936, Alexander Oparin propõe uma novaexplicação para o origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes fatos:
Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água.
Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera.
Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram aocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo.
Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos.
As proteínas dissolvidas em água formavam colóides. Os colóides se interpenetravam eoriginavam os coacervados.
Os coacervados englobavam moléculas de nucleoproteínas. Depois, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células.
Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas. Só mais tarde, surgiram as células autótrofas, maisevoluídas. E isso permitiu o aparecimento dos seres de respiração aeróbia.
Atualmente, se discute a composição química da atmosfera primitiva do nosso planeta, preferindo alguns admitir que, em vez de metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, existissem monóxido de carbono, dióxido de carbono, nitrogênio molecular e vapor de água.
A atmosfera possuía elevada quantidade de gases amônia, gás carbônico,hidrogênio, metano e vapor de água. Para explicar a origem da vida, muitas hipóteses surgiram, entre elas a da ABIOGÊNESE ou geração espontânea, formulada por Aristóteles, há mais de 2 mil anos. Francesco Redi, em 1668, contestou a teoria da Abiogênese e, através de experimentos com pedaços de carne em frascos, confirmou que a vida só surge a partir de outra preexistente, sendo essa hipótese...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origem da vida e evolução das celulas
  • Origem da vida e das células
  • Origem da vida e evolução da célula
  • Teorias sobre a origem da vida
  • Respostas sobre a origem da vida
  • Questões sobre origem da vida
  • Hipoteses sobre a origem da vida.
  • Relatório sobre as origens da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!