Resumo sobre a economia e a geopolitica da amperica do sul

1115 palavras 5 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA

Resumo sobre a Economia e Geopolítica da América Do Sul

Raphael Martins - Nº 36 - 2ºA

A economia dos países sul americanos tem sua base nos setores agrícolas, pecuários e na extração de minérios. Ela está fundamentada tanto na produção para consumo interno dos países, como também para exportação, mantendo em equilibrio sua balança comercial.
As atividades economicas em atividade nos paises sul americanos, está voltada para a produção de produtos de origem tropical, temperada e de mineração.
Os principais cultivos agrários são justamente os de exportação, como a soja e o trigo. A produção de alimentos básicos como as hortaliças, o milho ou o feijão é grande, mas voltada para o consumo interno. A criação de gado destinada à exportação de carne é importante na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Colômbia. Nas regiões tropicais os cultivos mais importantes são o café, o cacau e as bananas, principalmente no Brasil, na Colômbia e no Equador. Por tradição, os países produtores de açúcar para a exportação são: Peru, Guiana e Suriname, sendo que no Brasil, a cana-de-açúcar também é utilizada para a fabricação de álcool combustível. Na costa do Peru, noroeste e sul do Brasil cultiva-se o algodão. Além dos grandes setores voltados para a exportação, existe ainda pequenas atividades voltadas para a subsistência:
Grande parte do território sul americano é tomado por grandes áreas de florestas, e muitas industrias madeireiras acabaram se instalando nessas regiões, no entanto, direcionadas a lucro próprio. No entanto, muitas empresas multinacionais e estrangeiras, vêm se instalando nesses territórios, com o intuito de explorar madeiras nobres, destinadas a exportação. Há também a presença da pesca comercial, mais predominante nas áreas costeiras do pacífico. A Industrialização e a produção de alimentos são duas das mais importantes atividades do segundo setor comercial, assim como também as produções de ferro, aço, cimentos,

Relacionados