Resumo sobre teoria comportamental da administração

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Teoria comportamental da administração
Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas eprescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem.

(CHIAVENATO, 2003)


Suas características são:

1. a ênfase nas pessoas;
2.preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).


Origens da Teoria Comportamental

De acordo com Motta (1991, p. 38), vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração.
A Teoria Comportamental mostra-se completamente oposta aos conceitosformais e à posição rígida e mecânica da Teoria Clássica.
A Teoria Comportamental ou Behaviorismo, para Motta (1994), tem grande importância na Teoria das Organizações, pois se percebe que ela rompe com os enfoques antigos da Escola Clássica e da Teoria das Relações Humanísticas.





Novas proposições sobre a motivação humana

Os behavioristas acreditavam que a partir do momento que se tomaconhecimento das necessidades humanas, pode-se melhorar a qualidade do trabalho utilizando a motivação nas organizações.


Hierarquia das necessidades de Maslow

De acordo com Griffin, R. e Moormead, G., em 1943, Maslow publicou uma teoria sobre motivação que se tornou bastante conhecida.

Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas (necessidades fisiológicas) e no topo, asnecessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização).
Segundo Maslow (apud. Chiavenato, 2003), as necessidades fisiológicas estão no primeiro nível da pirâmide. São as necessidades básicas e de vital importância.
A partir do terceiro nível, encontramos as Necessidades Secundárias. As necessidades sociais, como a procura de associação, participação, aceitação, amor etc., encontram-se noterceiro nível.
Nesse nível, o homem procura a realização do próprio potencial e auto-desevolvimento.

Teoria de Herzberg

Para Frederick Herzberg (apud.

Chiavenato, 2003), o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes descritos a seguir:
Como essas condições são gerenciadas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle dostrabalhadores.
Apenas impedem a insatisfação.


Fatores motivacionais ou intrínsecos: são os fatores relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o trabalhador executa no seu típico dia de trabalho.

Esses fatores dependem das tarefas que os trabalhadores realizam no seu trabalho.
O enriquecimento dos cargos pode ser em sentido vertical (substituindo uma tarefa simples por umamais complexa) ou horizontal, ou seja, com o acréscimo de mais atividades do mesmo nível.


Estilos de Administração

Segundo Chiavenato (2003), a teoria oferece muitos estilos de administração, e a própria Administração está muito marcada pelos estilos que os administradores utilizam para dirigir o comportamento humano.

A teoria X, segundo Motta (1991), corresponde à teoria tradicional emecanicista da Administração Científica. Essa teoria parte do pressuposto errôneo da natureza humana, podendo ser sintetizado da seguinte forma:

Para essa teoria, o homem é um indolente e preguiçoso por natureza.

O homem não gosta de trabalhar e só trabalha pelo fator econômico.

A Teoria X desenvolve um estilo de direção rígido e autocrático para que as pessoas sejam controladas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre Teoria Comportamental e Gerações X e Y
  • teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administraçao
  • Teoria comportamental da administração
  • TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • Teoria comportamental da administração
  • Teoria comportamental da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!