Resumo sobre temperatura e tormopar

1702 palavras 7 páginas
Resumo – livro Metrologia na indústria – Capítulos 8 e 9

Rafael Suavinha

Medição de temperatura A temperatura termodinâmica é uma grandeza física que permite avaliar a quantidade de energia (agitação molecular) de um determinado corpo.A unidade da temperatura termodinâmica(K) é definida como a fração1/273,16 da temperatura do ponto triplo água. È evidente que não podemos medir a temperatura a partir do nível de agitação molecular de um corpo, mais é possível medi-l a pelo efeito dessa agitação molecular na forma mecânica ou elétrica.A variação de uma dimensão mecânica pelo efeito da temperatura ou a variação das propriedades elétricas de um material sensível a temperatura são conhecidos como grandezas termométricas. Alem do ponto triplo da água foram estabelecido outras temperaturas de referência relacionadas aos fenômenos físicos com implementação fácil e de grande exatidão.

ESCALA INTERNACIONAL DE TEMPERATURA A escala de temperatura foi criada para expressar melhor as leis da termodinâmica, sendo constituídas por pontos fixo de temperatura .A escala pratica internacional de temperatura surgiu em 1927. MEDIDORES DE TEMPERATURA Os elementos primários de temperatura,detectores ou sewnsores são transdutores que alterram suas caracteristcas em função da temperatura,por exemloa geração de uma força eletromotriz em um termopar, a variação de uma resistência elétrica de um termistor , a expansão do mercúrio em um capilar. Os termopares são os sensores de temperatura mais econômicos práticos e com boa exatidão para aplicação industrial.Cobrem uma faixa de -200 º a 2300 ° C e são constituídos de diversos tipos. TERMOPARES NOBRES Os termopares nobres são constituídos com ligas de platina portant são de custo.Apresentam alta exatidão e baixa pptencia termoelétrica.
CONCEITOS BASICOS SOBRE TERMOPARES

Se um condutor metálico qualquer for submetido a uma diferença de temperatura entre suas extremidades será observada uma redistribuído de

Relacionados