Resumo sobre rawls

Páginas: 13 (3180 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
RAWLS
A Theory of Justice and Political Liberalism

Introdução:
John Rawls, nascido em Baltimore, foi professor de Filosofia Política da Universidade de Harvard.
Em uma época que pensavam que a Filosofia Política estava “morta”, ele lança uma de suas principais obras, A Theory Of Justice (Uma Teoria da Justiça). Escreve também Political Liberalism (Liberalismo Político), The Law of Peoples(O Direito dos Povos), Lectures on the History of Moral Philophy (História da Filosofia Moral) e Justice as Fairness: A Restatement (Justiça como Equidade: uma reformulação).
Entretanto vou aqui destacar a importancia de duas de suas obras: Uma Teoria da Justiça (Justiça Metafísica), que parte da liberdade e igualdade de modo a priori, ou seja, sem a necessidade da experiencia humana, para chegara um conjunto de direitos que visam o autorrespeito da pessoa. Também é uma obra onde Rawls tenta conciliar duas correntes clássicas: liberalismo e democracia.
E como continuidade Rawls escreve Liberalismo Político, que sai do campo da justiça metafísica e entra no campo da justiça política.

Parte I: A Theory of Justice
I.I – Justiça Como Equidade – Fairness
Para Rawls, a Justiça é aestrutura base da sociedade e a primeira virtude das instituições sociais. Ele concebe a sociedade como um todo, e as suas instituições como corpos, negando pois uma visão individualista, que recai por vezes num utilitarismo que é combatido ao longo da obra e alheio à ideia contratualista em que a ideia de justiça como equidade se apoia.
A definição Rawlsiana de sociedade – “uma associação de pessoasmais ou menos auto-suficiente que, em suas relações umas com as outras reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias” (RAWLS:4) – prova-o e contém em si outro elemento essencial: a admissão, por esse mesmo grupo social, de regras de conduta vinculativas.
Rawls adota uma conceito clássico de justiça, reconhecendo a existência de um conflito de interesses e a necessidade de encontrar umconsenso quanto aos princípios que deverão orientar a associação humana (escreve sua obra durante a época da Guerra Fria, mundo bipolarizado). Havendo uma diversidade de interpretações de um mesmo conceito de Justiça, Rawls tenta encontrar um consenso na ideia de ‘justice as fairness’.
A alternativa encontrada por Rawls é generalizar o contratualismo clássico, conduzindo-o a um mais elevado grau deabstração, e resultado é de natureza altamente Kantiana.
Atento à sociedade como um todo e avesso a teses individualistas, Rawls é um defensor da liberdade, mas em igualdade de circunstâncias. Daí que uma das peças fundamentais do seu pensamento seja a noção de justiça como equidade, expressa na opção por uma distribuição igual dos rendimentos.
I.II - Ideia Fundamental da TJ
O objetivo éencontrar e desenvolver os princípios morais dos quais deve partir uma sociedade justa, justiça essa atingível, através da equidade (aqui em sentido equiparado a igualdade). Para esta ‘busca de princípios’, Rawls sugere a ideia de uma ‘posição original’, e algum intuicionismo na escolha, perceptível de forma óbvia, ao sabermos que na posição original os agentes estão desprovidos de qualquer conhecimentoparticular.
I.III – Posição Original e Véu da Ignorância
Rawls nos propõe pensar uma sociedade em seu estado natural, isto é, formada por homens despidos de consciência quanto aos fatores que os colocam em disputa. No dizer do próprio Rawls “a idéia da posição original é estabelecer um processo eqüitativo, de modo que quaisquer princípios aceitos sejam justos”.
Na teoria desenvolvida peloautor nenhum homem conhece seu lugar na sociedade, também não sabe a qual classe social ele pertence. “Também ninguém conhece sua concepção do bem, as particularidades de seu plano de vida racional, e nem mesmo os traços característicos de sua psicologia, como por exemplo sua aversão ao risco ou sua tendência ao otimismo ou ao pessimismo”. Nesta situação, o autor diz que “as partes se situam atrás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questões sobre John Rawls
  • Trabalho sobre John Rawls
  • As teorias de justiça depois de Rawls
  • Tópicos sobre jonh rawls
  • Resumo texto RAWLS
  • Resumo: Rawls e Gramsci
  • Resumo sobre suas
  • Resumo dos resumos sobre NRS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!