Resumo sobre Lutas - Curso Ed. Física Bachareç

2087 palavras 9 páginas
UNIPLAN
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE LUTAS

1. Diferenciação de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate
Artes Marciais: lutas voltadas para a guerra e defesa pessoal sem regras definidas quando praticadas para esse fim.
Esportes de Combate: são confrontos entre dois adversários ou mais, onde existem regras definidas e a preocupação com a integridade física dos praticantes.
Lutas: seriam todas atividades de confrontação desde as tradicionais(judô, sumo,etc..) até o simples cabo de guerra.
Duplo papel: quando treinamos uma luta visando a defesa pessoal estamos praticando uma Arte Marcial. A mesma luta quando praticada na forma esportiva, com regras e material de proteção passa a ser um esporte de combate.
O PCN para Educação Física traz a seguinte definição sobre luta:
As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), mediante estratégias de desequilíbrio, contusões, imobilizações ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados exemplos de luta desde brincadeiras de cabo-de-guerra e braço-de-ferro até práticas mais complexas como da Capoeira, do Judô e do Caratê(BRASIL, 1997, p.49).
Exemplos: esportes de combate(boxe, artes marciais de competição, artes marciais mistas e esgrima), artes marciais(KRAV MAGÁ, combato, artes marciais treinadas para defesa pessoal ou para a guerra, sistemas de lutas usados nos treinamentos das polícias e forças armadas.
As Lutas se disseminaram pelo mundo pela necessidade de sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida.Esse seria o objetivo principal e inicial.

2. Origem
A origem das lutas e das artes marciais continua sendo uma incógnita. Os gregos tinham uma forma de lutar, conhecida como “pancrácio”, modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga. Os gladiadores romanos, já naquela época, faziam o

Relacionados