Resumo sobre Impuntalidade

1404 palavras 6 páginas
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE E IMPUTABILIDADE PENAL

Dentre as diversas especialidades médicas, a Psiquiatria é a que mais se depara com problemas legais e éticos, pois lida com a conduta humana patológica. Na psiquiatria forense, estes problemas merecem especial destaque, dada a rica interface entre direito e psiquiatria.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE:ASPECTOS PSIQUIÁTRICOS E FORENSES
O problema dos “transtornos específicos da personalidade” (TEP) está longe de ter alcançado esclarecimento satisfatório em Psiquiatria, apesar de sua importância, especialmente no domínio forense. O próprio conceito de “personalidade” abre-se a controvérsias, em todos os campos dedicados à investigação do comportamento humano.
O diagnóstico de TEP é difícil na clínica psiquiátrica, mas no contexto forense recebe uma ajuda diagnóstica do tipo de crime cometido e da crimonogênese.
TRANSTORNO E TRAÇOS DE PERSONALIDADE: ALGUMAS DEFINIÇÕES Personalidade: Soma de inúmeras características, afetivas, físicas, intelectuais e outras, que dão a cada pessoa tanto individualidade como semelhanças aos outros indivíduos” (Desken, 1995). Transtorno de Personalidade: Variante de tais características, indo além da faixa encontrada na maioria das pessoas. Tais indivíduos apresentam padrões de relacionamento desajustado inflexíveis, profundamente enraizados e duradouros. Seus sintomas têm início na adolescência ou juventude, são aloplásticos (capazes de alterar o meio) e ego-sintônicos; isto é, aceitos pelo ego do indivíduo (FREEMAN, 1997).
Transtornos da Personalidade X Transtornos Afetivos
Os transtornos da personalidade e os distúrbios afetivos também estão relacionados entre si. As pessoas desmoralizam-se mais facilmente diante da depressão e tardam mais a se recuperar se estiverem retraídas e apresentam uma atitude autocrítica exagerada ou irritável, impulsiva e hipersensível à perdas. Na teoria, os transtornos da personalidade são mais ou menos duradouros

Relacionados