Resumo sobre filósofos sofistas e pré-socráticos

Páginas: 2 (363 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
-Heráclito

Heráclito de Éfeso (Éfeso, aprox. 540 a.C. - 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o “pai da dialética”. Recebeu a alcunha de “Obscuro”principalmente em razão da obra aele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza , em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares.
Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do “tudo flui” (panta rei) e do fogo, queseria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda.
De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas.
Heráclitonasceu em Éfeso, cidade da Jônia (atual Turquia). Diógenes Laércio relata que “Heráclito, filho de Blóson, ou, segundo outra tradição, de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarenta anos porocasião da 69ª Olimpíada (504-501 a.C.). Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros”

A cosmologia de Heráclito

Segundo Heráclito, o fogo é, pois, o elementoprimordial de todas as coisas. Tudo se origina por rarefação e tudo flui como um rio. O cosmos é um só e nasce do fogo e, de novo, é pelo fogo consumido, em períodos determinados, em ciclos que se repetempela eternidade.
Para Heráclito, o fogo, quando condensado, se umidifica e, com mais consistência, torna-se água; e esta, solidificando-se, transforma-se em terra; e, a partir daí, nascem todas ascoisas do mundo. Este é o caminho que Heráclito define como sendo “para baixo”. Derretendo-se a terra, obtém-se água. Água transforma-se em vapor, tal como vemos na evaporação do mar. E,rarefazendo-se, o vapor transforma-se novamente em fogo. E este é o caminho “para cima”.

-Protágoras

Protágoras foi um filósofo sofista que teve seus livros queimados em público. Os sofistas foram osprimeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas polis (cidades)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumos dos filósofos pré socraticos
  • Pré socráticos, Sofistas e Socráticos
  • Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
  • Resenha crítica sobre os filósofos pré-socraticos
  • Pré-Socráticos e Sofistas
  • Pré-socráticos: Físicos e Sofistas
  • Diferença entre sofistas e os pré socráticos
  • Filósofos pré-socráticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!