Resumo sobre batérias

Páginas: 14 (3256 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
[pic]






ALUNO: Anônimo
DISCIPLINA: Eletricidade
CÓDIGO: CCE0012
PROFESSOR (a): Luis Gustavo
TURMA:
TURNO: Manhã







RESUMO SOBRE BATERIAS













Fortaleza-ce, 06 de abril de 2011

Tipos de baterias


As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, laptops , MP3 players,carros, computadores, etc. Uma bateria é composta por produtos químicos que produzem elétrons, as reações químicas provenientes deste processo são chamadas de reações eletroquímicas.
Basicamente existem 3 tipos de bateria no mercado: baterias de níquel-cádimo, baterias de hidreto metálico de níquel e, por fim, as baterias de íon-lítio.


Baterias de níquel-cádimo

As baterias deníquel-cádmio apresentam o mesmo processo de carga e descarga das baterias de chumbo, mas com diferenças significativas quanto ao funcionamento.
Uma bateria elementar de níquel-cádmio é formada por dois eletrodos separados por um isolante, enrolados um sobre o outro e imersos num eletrolito. O eletrodo positivo ou anodo é constituído de níquel e tem sobre a superfície externa um composto mais ativo, à base dehidróxido de níquel. O eletrolito é constituído por uma solução de hidróxido de potássio.
Quando entre os dois eletrodos se interpõe uma resistência de descarga, uma diferença de potencial é produzida; uma corrente começa a circular, dando início ao processo de descarga da bateria.No decorrer do processo de carga, a bateria é submetida a uma tensão externa inversa e os hidróxidos dos eletrodosse decompõem, liberando cádmio, níquel e água; depois de um determinado tempo a bateria fica exatamente como nas condições iniciais.
As baterias de níquel cádmio custam quase o triplo das de chumbo, mas oferecem vantagens. Podem ser conservadas em estoque tanto carregadas quanto recarregadas, sem que sua durabilidade seja afetada. Alguns modelos podem realizar 30 000 ciclos de cargas edescargas.Em geral, essas baterias são indicadas quando há necessidade de um modelo leve e portátil, de longa duração e que dispense manutenções periódicas.
As NiCd foram o primeiro tipo de bateria a suportar uma nova carga, o que gerou um significativo avanço neste ramo. Apesar do seu baixo custo, elas estão quase fora do mercado, e existem três fatores para isso:
1- A toxicidade dos materiais utilizadosna sua fabricação (cádmio) que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
2- Possuem uma vida útil relativamente curta.
3- Estas baterias sofrem com o chamado “efeito memória”, ou seja, a bateria deixa de ser carregada por completo, mesmo o seu marcador indicando o contrário (vício). Isso se deve principalmente ao ato de recarregar a bateria com ela não totalmente descarregada.[pic]
Figura1: Bateria de níquel cádimo

Baterias de Hidreto Metálico de Níquel


É uma tecnologia relativamente nova que apresenta características operacionais similares às da bateria de níquel cádmio. Sua principal diferença consiste no uso de hidrogênio absorvido em uma liga, na forma de hidreto metálico, como material ativo noeletrodo negativo, ao invés de cádmio utilizado nas baterias de níquel cádmio. O eletrodo de hidreto metálico apresenta uma maior densidade de energia que um eletrodo de cádmio, portanto a massa de material ativo para o eletrodo negativo usado em uma bateria de níquel-hidreto metálico pode ser menor que a usada em baterias de níquel cádmio. Isto também permite que se possa utilizar uma maior quantidadede material ativo para o eletrodo positivo, o que resulta em uma maior capacidade ou tempo de descarga para esta bateria.
A maioria das características operacionais das baterias seladas de níquel-hidreto metálico são similares às das baterias de níquel-cádmio. As similaridades no que diz respeito à tensão (Volts) da célula, à pressão característica e aos métodos de controle de carga sugerem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre pilhas e baterias
  • Trabalho sobre pilhas e baterias
  • Trabalho sobre baterias
  • tcc sobre pilhas e baterias
  • Conclusao sobre pilhas e baterias
  • Resumo sobre suas
  • Resumo dos resumos sobre NRS
  • Resumo sobre o seminário de semiótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!