Resumo sobre barroco do livro graça proenza- história da arte

545 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. CAMPUS BELA VISTA

MARIA GABRIELA ROSSETTI ROGERIO

RESUMO DE ARTE
Resumo para a disciplina de Arte ministrada pelo professor Yuri da aluna Maria Gabriela no intuito de recuperação da falta na aula no sábado.

CUIABÁ
2013
A REPRESENTAÇÃO NA IDADE MÉDIA No séc. XIII, os artistas representavam os humanos de uma maneira própria, freqüentemente representadas com o frontalismo (rostos de frente) ou 3/4. Seu tamanho na pintura representava uma maneira hierárquica, onde o personagem maior era o mais sagrado de uma maneira de ver e representar uma concepção ou visão de mundo. Os pintores Bizantinos usavam em sua pinturas uma superfície “ressaltada” onde o objeto parece estar mais perto de seu observador.

A PERSPECTIVA RENASCE NO RENASCIMENTO Juntamente com a matemática foi modificando o olhar medieval. Os artista renascentista se orientavam por leis geométricas tendo noções de profundidade e espaço. Assim é posta de lado a magia do modo medieval, pleno de crenças e reverências religiosas. Começou a ser possível uma representação tridimensional, colocando o observador em um ponto fixo e estabelecendo proporcionalmente seus tamanhos reais (não importância hierárquica) dentro de um cenário com ilusão de profundidade. Foi no Renascimento que surgiu representações complexas e da mais diferentes expressões do ser humano na Arte representando o mundo com perspectivas conhecidas hoje em dia.

O ENSINO DA ARTE ANTIGA

Em escolas de Arte da Rússia, crianças eram internadas e estudavam e se dedicavam em arte, tendo sua formação somente aos 15 anos. Depois disto o jovem era treinado e ingressava como aprendiz em ateliês, sendo que, se fosse um bom pintor ajudava em encomenda adquirindo experiências profissionais formando assim alguns do maiores mestres da Arte ocidental.

A ARTE SE MOVIMENTA

* Com as mudanças de tendências, movimentos ou estética podemos dividir a Arte. Dividindo

Relacionados