Resumo sobre as origens da sociologia

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Origens da sociologia
1 Gênese: fatores sociais e epistemológicos
A Sociologia é considerada a “ciência da crise”. Ela surgiu, no contexto do conhecimento científico, como um conjunto de idéias que visava compreender o processo de formação e desenvolvimento da sociedade moderna. Sua origem está atrelada aos progressos sociais e econômicos que vinham acontecendo na Europa no século XIX,no campo da ciência e da tecnologia, da organização política, dos meios e processos de trabalho, das formas de propriedade da terra e dos instrumentos de produção, da distribuição do poder e da riqueza entre as classes e das tendências à racionalização.
1.1 Fatores históricos- sociais
Há três fatores histórico-sociais que foram primordiais para o surgimento da sociologia, foram eles: aRevolução Industrial, a Revolução Francesa e a Revolução Científica.
Foi através do primeiro deles, a Revolução Industrial, que o capitalismo se consolidou por toda a Europa e mudou radicalmente a estrutura da sociedade, e foi por causa dos problemas sociais causados pelo capitalismo que os pensadores da época voltaram sua atenção especialmente para a sociedade. O capitalismo gerou umadesigualdade social enorme, pois enquanto os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia com péssimas condições, homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos.. A sociedade se dividiu em Burgueses, os que detinham as fábricas e controlavam a economia, e os Proletariados, que tinham a força de trabalho.
      Assim como a revolução Francesa quetambém influenciou na criação da Sociologia. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram trouxeramnovos ideais e novas formas de organização do poder.
A Revolução Francesa também trouxe uma nova forma de pensar e compreender o mundo: o iluminismo. O iluminismo defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.
    A Revolução Científica, que ocorreu no século XVI, aconteceu quando houve a separação da ciência com a filosofia. Agora aciência se tornava um conhecimento mais estruturado e prático. Surge o método científico de Francis Bacon, baseado na observação direta dos fenômenos, na experimentação e demonstração.
Escritores clássicos da sociologia como Marx, Durkheim e Weber nos ajudam a pensar e a compreender a dinâmica da ruptura entre a sociedade feudal e capitalista.
A sociologia, segundo Robert Nisbet, éfruto das revoluções, e nesse sentido é chamada de "ciência da crise" - crise que essas revoluções geraram em toda a sociedade européia. Ela é fruto de toda uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas como as reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, o desenvolvimento científico etecnológico que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
Em contraste com a visão de Anthony Giddens que refutava limitações teóricas do materialismo histórico.
1.2 Fatores epistemológicos
O surgimento da sociologia está ligado não só as mudanças em âmbito social, mas também as mudanças na forma de entender os fenômenos tanto naturais quanto sociais.
a)Método científico
Na tentativa de encontrar explicações lógico-racionais e não apenas baseadas no misticismo para entender os eventos naturais e sociais do mundo surgiu à filosofia e com seu aprofundamento surgiu o método experimental, que visava valorizar a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar resultados objetivos para o homem. Definia-se basicamente em quatro procedimentos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DA ORIGEM DA SOCIOLOGIA
  • Resumo sobre a origem da filosofia
  • resumo sobre a origem do nosso universo
  • Resumo sobre Sociologia
  • Resumo sobre sociologia
  • Resumo sobre o que é sociologia
  • resumo sobre os clássicos da sociologia
  • Resumo do texto “a natureza e as origens da sociologia”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!