Resumo sobre ambrósio de milão

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
Ambrósio de Milão
Justo L. Gonzáles, Uma história ilustrada do cristianismo; a era dos gigantes. v. 2 (São Paulo: Vida Nova, 1991), pp. 139-146.
Conforme o autor, apesar de Ambrósio não querer serbispo, acabou concordando devido à insistência do povo e à ordem Imperial, no entanto, Ambrósio nem sequer tinha sido batizado, sendo necessário começar batizando-o. Depois, no transcurso de umasemana, ele foi feito sucessivamente leitor, exorcista, acólito, subdiácono, diácono e presbítero, até que foi consagrado bispo oito dias depois, no dia primeiro de dezembro de 373.
A partir do momento emque aceitou o cargo ele se dedicou a cumprir cabalmente suas funções e obteve ajuda de seu irmão Urânio Sátiro que era governador de outra província e do presbítero Simpliciano, que anos antes lhetinha ensinado os rudimentos da fé cristã. Em pouco tempo, Ambrósio veio a ser um dos melhores teólogos da igreja ocidental.
Ambrósio teve enquanto bispo várias oportunidades de colocar seusprincípios cristãos em prática, porém, nunca ficou sabendo do seu triunfo mais importante, o batismo de um jovem intelectual que tinha seguido uma longa peregrinação espiritual e que se chamava Agostinho, ondeo bispo de Milão não parece ter notado os dotes excepcionais do seu novo convertido, que depois viria a ser o mais famoso de todos os "gigantes" da sua época.
O trabalho pastoral de Ambrósio não selimitou à pregação, à administração dos sacramentos, à direção dos assuntos econômicos da igreja, etc. Como se tratava de um verdadeiro gigante, radicado em uma das principais cidades do Império, ecomo também se tratava de um homem de princípios firmes e convicções profundas, era inevitável que a longo prazo ele entraria em choque com as autoridades civis.
Os conflitos mais importantes deAmbrósio com a coroa foram os que o colocaram frente a frente com a imperatriz Justina, que queria promover a causa ariana e afirmar seu filho no trono. Justina estava decidida a obrigar Ambrósio a lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambrósio de milão
  • Santo ambrósio de milão
  • Resumo do texto “O Conflito do Congresso de Milão 1880”:
  • Resumo sobre suas
  • Resumo dos resumos sobre NRS
  • Milão
  • Resumo sobre o seminário de semiótica
  • Resumo sobre comunidades tribais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!