Resumo sobre água quente - hidráulica

Páginas: 9 (2240 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
ÁGUA QUENTE
Considerações gerais

As instalações prediais de água quente são regidas pela NBR 7198. Elas devem garantir um fornecimento de água contínuo, com uma temperatura controlável, com pressões e velocidades compatíveis com as peças e tubulações utilizadas, com segurança, deve preservar a qualidade da água, proporcionar conforto aos usuários e ser econômico em relação a energia.

Paraum sistema de água quente são necessários tubulação de água fria para alimentar o sistema, aquecedores, dispositivo de segurança, tubulação para água quente e peças de utilização.

A água quente é utilizada principalmente para uso pessoal (banhos e higiene), para cozinhas, lavanderias e para finalidade médicas.

Estimativa de Consumo

De acordo com a NBR 7198, para se ter estimativa deconsumo são consideradas as características de cada instalação, da utilização do sistema e as condições climáticas.

Sistemas de aquecimento

Existem três formas de aquecimento: o individual (local), o central privado e o central coletivo.

Sistema de aquecimento individual

O aquecimento individual é quando se alimenta u Ma única peça, como por exemplo, uma torneira elétrica ou um chuveiro. Esse aquecimento também pode ser local, instalando pequenos aquecedores elétricos ou a gás em um único compartimento.

Sistema de aquecimento central privado

O aquecimento central privado é quando se alimenta uma única unidade habitacional MS com vários pontos de consumo. Um exemplo desse sistema é o aquecedor de acumulação.

Sistema de aquecimento central coletivo

O aquecimentocentral coletivo é quando se alimenta várias unidades habitacionais, como por exemplo, um edifício residencial.

Tipos de aquecedor

Existem vários tipos de aquecedores como os de aquecimento direto ou indireto, de passagem ou de acumulação; os de eletricidade, a gás ou energia solar.

Aquecedores Elétricos

São os aquecedores que utilizam de energia elétrica. Eles podem ser de passagem ou deacumulação.

Os aquecedores elétricos de passagem tem um dispositivo elétrico para aquecimento instantâneo na tubulação que aquece a água quando ela passa pelo aparelho.

Os aquecedores elétricos por acumulação são também chamados de boiler. A água é aquecida dentro deste boiler para então ser consumida.

A vantagem dos aquecedores elétricos é a facilidade na instalação e eles são compactos.As desvantagens ao o custo do KW, a baixa pressão e a pouca vazão de água.

Aquecedores a gás

Um aquecedor a gás sempre deve estar de acordo com as normas da ABNT. Para a instalação deve-se consultar a NBR 7198 e a NBR 13103.

Estes aquecedores devem ser alimentados pelo reservatório superior de água fris ou por algum dispositivo de pressurização. Tem a vantagem de ter uma melhor pressão deágua e a água quente para uso imediato. E tem como desvantagem o risco de vazamentos.

Existem os modelos de passagens, onde é só abrir a torneira para o aquecedor ligar e então a água correr aquecida. A vantagem deste é a economia e o conforto na hora do banho.

Outro modelo é o de acumulação, onde a água aquecida é armazenada. A desvantagem desse sistema é o tamanho, pois estes são bemmaiores que os de passagem.

Para a instalação de qualquer modelo de aquecedor a gás, é necessária a contratação de um profissional habilitado.

Aquecimento solar

A utilização de energia solar tem crescido muito. Os custos de um sistema solar, equipamentos e técnicas de instalação, diminuíram, pois o seu custo-benefício está compensando. É um sistema que combina segurança, ecologia e economia.A principal vantagem é a economia de energia, que reduz aproximadamente 35% na conta de luz. E a desvantagem é que em dias nublados ou chuvosos necessita a utilização de um sistema misto (energia solar e elétrica). Esse tipo de procedimento vem sendo feito também em piscinas (conhecido como método de circulação ativa).

Toda vez que for optar pelo aquecimento solar, o arquiteto tem que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hidraulica
  • Agua quente hidraulica
  • hidraulica agua fria e agua quente
  • Instalações hidráulicas Prediais de Água Quente
  • Resumo sobre agua
  • resumo sobre o reuso da agua
  • Agua quente
  • Agua quente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!