Resumo - Sistema Urogenitario

2431 palavras 10 páginas
Sistema Urogenitario

O sistema urogenitario se desenvolve do mesoderma intermediário, que se estende ao longo da parede dorsal do corpo do embrião. Durante o fechamento do corpo do embrião no plano horizontal, este mesoderma é tracionado ventralmente e perde sua conexão com os somitos. Uma elevação longitudinal do mesoderma, a crista urogenital, se forma a cada lado da aorta dorsal.

- Sistema urinário
A parte da crista que da origem é o cordão nefrogênico.
Ele é constituído pelos rins (que excretam a urina), pelos ureteres (que levam a urina dos rins para a bexiga), pela bexiga (que armazena a urina temporariamente) e pela uretra (que leva a urina da bexiga para o exterior).

• Rins e ureteres
Nos embriões humanos três conjuntos de órgão secretores se desenvolvem. O pronefro, o mesonefro e o metanefro.

Pronefros – é uma estrutura transitória e não funcional que aparece nos embriões no inicio da quarta semana. Os pronefros rudimentares logo se degeneram, entretanto, os ductos pronéfricos persistem e são utilizados pelo próprio conjunto de rins.
Mesonefros – é uma estrutura que aparece no final da quarta semana. Ela é bem desenvolvida e funciona por um tempo breve, até que os rins permanentes se desenvolvam. Os rins mesonéfricos são constituídos por glomérulos e túbulos mesonéficos. Os mesonefros degeneram ao final do primeiro trimestre, entretanto seus túbulos se tornam os ductos eferentes dos testículos e os ductos mesonefros têm vários derivados adultos no sexo masculino.
Metanefros – são os rins permanentes e começam a se desenvolver no inicio da quinta semana e iniciam seu funcionamento por volta de quatro semanas mais tarde. Eles se desenvolvem do divertículo metanéfrico ou broto ureteral e da massa metanéfrica do mesoderma intermediário.

O divertículo metanéfrico é uma evaginação do ducto mesonéfrico perto de sua entrada na cloaca e o mesoderma metanéfrico deriva da parte caudal do cordão nefrogênico. Ao alongar-se, o divertículo penetra

Relacionados