Resumo Sistema Toyota de Producao - Taiichi Ohno

Páginas: 24 (5881 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013


Taiichi Ohno

O Sistema Toyota de Produção

Além da produção em larga escala


Alexandre Xavier de Magalhães




Monte Alto, 2013

Resumo

Neste breve resumo do livro de Taiichi Ohno responsável pelo desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção e criador de métodos e técnicas inovadoras como o Kanban, pretendo passar os conceitos mais relevantes sobre métodos em que essesistema era baseado, além de observações particulares e exemplos específicos para um entendimento mais amplo dos assuntos tratados no livro.
Também procurei dar ênfase a idéias e opiniões dos personagens que foram os pilares da criação desse sistema de produção, Toyoda Sakichi e Toyoda Kiichiro, donos de uma visão diferenciada do mercado, revolucionários da indústria japonesa.
Espero que com queesse breve resumo do livro o leitor conheça os fundamentos por trás desse sistema, e aprenda como usar algum dos métodos que foram empregados a tanto tempo e ainda hoje trazem resultados satisfatórios em termos de organização, ganhos na produção, lucros, entre outros.













Introdução

O sistema de produção de passos múltiplos

O sistema de produção de passos múltiplosenvolve métodos de empurrar e puxar, por isso da conotação de sistema puxado ou sistema empurrado de produção.
No método de empurrar, utilizado amplamente nas indústrias, a quantidade planejada de produção é determinada pelas previsões da demanda e pelos estoques disponíveis, períodos sucessivos de produção são determinados a partir de informações padronizadas, preparadas em determinadas ocasiões paracada passo, o produto é então produzido sequencialmente desde o passo um.
No sistema puxado, o processo final retira as quantidades necessárias do processo precedente num determinado momento, este procedimento é repetido na ordem inversa passando por todos os processos anteriores.
Cada método tem seus méritos e suas fraquezas.
O Sistema Toyota de Produção trata-se de um sistema puxado, cujaos pilares são o just-in-time e a autonomação.













1
__________________________________________________________

Começando da Necessidade

A crise do petróleo abriu nossos óleos.

A crise do petróleo do petróleo no outono de 1973, seguida de recessão, afetou governos, empresas e sociedades no mundo inteiro.
Mas na Toyota Motor Company, embora os lucros tenhamdiminuído, ganhos maiores do que os de outras empresas foram mantidos em 1975 à 1977.
A Toyota conseguiu manter um crescimento nessa época pelo método de eliminar totalmente qualquer desperdício, e por inovar e mudar os métodos de produção que até então era uma copia da indústria americana (Produção em Massa), a Toyota visou uma produção com vasta variedade e pequenos lotes, ou seja, muitos modelos empequenas quantidades.

“Alcançar os Estados Unidos”

Imitar os Estados Unidos não é sempre ruim. Os japoneses importaram e colocaram em práticas várias ideias como o Controle da Qualidade Total (CQT), e métodos de Engenharia Industrial ou de Produção (EI).
Em 1945 quando o Japão perdeu a guerra Toyoda Kichiiro (1894-1952), presidente da empresa disse: “Alcancemos os EUA em três anos ou aindústria automobilística não sobreviverá”.



Just-in-time

Just-in-time trata-se do sistema de produção em que se retira a peça na quantidade e no momento necessário, fazendo com que não haja necessidade de um estoque grande, no caso o processo subsequente pega a quantidade necessária de peças do processo anterior, só na hora em que for usá-las em alguma operação.
Vejamos um exemplo de sistemaJust-in-time nos processos de produção e montagem de produtos.
*No caso da área de montagem de uma empresa de redutores, os componentes do redutor alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e no momento necessário para a montagem, sem desperdícios de uma máquina por ter maior capacidade produzir peças a mais, pois ficariam em depósitos sem previsão para quando serão usadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sistema toyota de produção
  • Resumo do Sistema Toyota de Produção
  • Sistema toyota de producao
  • Sistema de produção toyota
  • Sistema toyota de produção
  • Sistema Toyota de produção
  • Taiichi ohno
  • o sistema toyota de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!