Resumo Sirio Possentti

343 palavras 2 páginas
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS.
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I
PRISCILA DA COSTA
R.A. 77541

Resumo

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramatica na escola. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 1996.

Na introdução da obra o autor afirma que conhecer tecnicamente a língua materna é irrelevante frente ao conjunto de atitudes derivadas de saberes acumulado; Defende também a ideia de que o ensino de gramatica nas escolas não deve resumir-se ao ensino da norma padrão e que os dialetos não possuem grau de dificuldade ou facilidade, a língua é homogênea.
O autor acredita em na revolução no ensino da língua, apostando que a arte de ensinar não deve basear-se em dialetos padrões afim de não gerar um preconceito linguístico, e sim valorizar as variações linguísticas existentes na língua.
O autor trata como uma forma de violência cultura, a imposição de valores ligada à norma culta em classes menos favorecidas, afim de não traumatiza-los, frisa ainda que uma das condições básicas para uma boa educação não partirá das repetições e sim da criatividade que o uso da criatividade estimula o aprendizado, a valorização da leitura e da escrita auxiliara nesse processo de transformação.
Possenti afirma que é possível conhecer uma língua sem precisar conhecer seus termos técnicos, que é possível o ensino da gramatica dando mais atenção à leitura e a escrita, ele apresenta vários conceitos de gramaticas e mostram as que mais se adequa a realidade em que vivemos; Gramatica Normativa, Gramatica descritiva, Gramatica internalizada, regras e erros da língua. Ainda lembra que pode ocorrer uma cobrança excessiva para com aluno de uma língua a qual ele não domina que erros aparecerão, pois esse aluno não tem o domínio linguístico dessa língua, e a proposta de aumentar esse domínio linguístico através da leitura e da escrita, trabalhando as dificuldades com propostas alternativas, que de um ponto de

Relacionados