resumo - serviço social identidade e alienação

Páginas: 13 (3019 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO

Pensar o Serviço Social: eis a tarefa

Foi o livro “Pensar a vida, eis a tarefa”, que influenciou a autora refletir a relação entre o Serviço Social e o capitalismo.
Fazendo ela pesquisar para saber até onde a alienação estava introduzida no Serviço Social, e até que ponto os agentes tinham noção de que a burguesia estava assumindo o controle e transformando o Serviço Socialem relações de produção capitalistas.
A autora busca compreender o Serviço Social como fenômeno cultural, social e histórico da sociedade.
Uma questão fundamental que a autora coloca é a ausência de identidade da categoria profissional, determinando um percurso alienado e alienador da pratica profissional.
Para que possamos compreender a história do Serviço Social seu surgimento e a busca daidentidade, com o rompimento da alienação o Serviço Social passou a produzir novas alternativas e soluções para lutar pela sociedade.






























I
Serviço Social: a ilusão de servir

Para compreender melhor o capitalismo, segundo Dobb (1983) é preciso pesquisar pelo menos três vertentes que são: a primeira com uma visão idealista por WernerSombart (1863-1941), considera que o Capitalismo é criação do “espírito capitalista”, empreendedor e racional, sua idéia principal era que em épocas diferentes, ocorrem atitudes econômicas diferentes. A segunda é defendida pela Escola Histórica Alemã e entende que o Capitalismo surgiu como uma forma de organização da produção, que se move entre mercado e lucro, com principal motivo o lucro, asseguramKarl Bücher e Gustav Von Schmoller, representantes desta vertente. A terceira do pensamento de Karl Marx, onde a essência do capitalismo deixa de ser apenas fins lucrativos, o capital é entendido como uma relação social e o capitalismo um determinado modo de produção, onde há a dominação do processo de produção pelo capital. Dando ênfase no predomínio da compra e venda da força de trabalho,tornando-se mercadoria como outra qualquer.
É bem complexo o surgimento do capitalismo, mas o elemento principal foi a posse da propriedade privada dos meios de produção e a exploração de uma classe sobre a outra. No século XV os burgueses com domínio econômico e social, os centros de poder são deslocados dos feudos para os burgos e começam a ter domínio sobre a política e o Estado, elevando ainda maiso poder da classe burguesa.
Entre os séculos XIV e XVI em toda Europa a burguesia seguiu poderosa, fazendo com que o trabalhador assalariado apareça e a exploração do operário ao Capitalismo torne-se ainda mais freqüente, o trabalho assalariado era sinônimo de lucro. Nesta época, o campo tornou-se subordinado a cidade, assim como os novos assalariados dependentes das novas fábricas, ao mesmotempo o Estado promulgava leis para obrigar o operário a trabalhar e para punir os que se recusassem.
No século XVII ao XIX com o capitalismo concorrencial a sociedade capitalista se expandiu ainda mais, um fato que colaborou muito para isso foi a Revolução Inglesa (1640-1660) que favoreceu o auge de uma nova política econômica e social, e que fez surgir as mais importantes invenções tecnológicas daépoca , a máquina a vapor de James Watt, e o tear mecânico que se tornaram símbolos da Revolução Industrial. E assim o capitalismo foi penetrando profundamente na estrutura da sociedade que se dividiu em dois grandes grupos inimigos a burguesia e o proletariado.
A Revolução Industrial de 1775-1875, foi o período que marcou a história da humanidade, onde ocorreu as mais variadas transformaçõestecnológicas, mudando o cenário social, foi também responsável por tirar o Capitalismo da fase mercantil e lhe garantir o que conhecemos por Capitalismo Industrial.
Quase todo o século XVIII o Capitalismo dominou plenamente, havia ainda os grandes efeitos produzidos pela Revolução Industrial e os operários ainda não eram suficientemente organizados para combater o Capitalismo.
Já no inicio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social identidade e alienação
  • Serviço social: identidade e alienação
  • Serviço social: identidade e alienação
  • Serviço Social Identidade e Alienação
  • o Serviço Social
  • Serviço social
  • Serviço social: identidade e alienaçao
  • Serviço social- identidade e alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!