Resumo - Ser Proativo (OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
HÁBITO 1 - SER PROATIVO
Princípios de Visão Pessoal

Proatividade

Apesar da palavra proatividade ser atualmente muito comum nos livros sobre administração, trata-se de um termo que não encontraremos na maioria dos dicionários. Ela significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta dedecisões tomadas, e não das condições externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam.
Uma vez que somos, por natureza, proativos, nossa vida só será consequência das condições e condicionamentos se deixarmos que estes fatores controlem nossa mente, por decisão consciente ou omissão.Se esta foi nossa opção, tornamo-nos reativos. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e o desempenho. As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela nãodepende do tempo estar assim ou assado.
As pessoas reativas também são afetadas pelo ambiente social. Quando as pessoas as tratam bem, sentem-se bem; se tratam mal, assumem uma postura defensiva e protetora.
A capacidade de subordinar um impulso a um valor é a essência de uma pessoa proativa. Os reativos são levados pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os proativos são guiadospor seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados. Os proativos continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos, consciente ou inconsciente, é uma escolha ou reação baseada em valores.

Iniciativa
Nossa natureza básica nos torna ativos, e não passivos. Assim como isso nos permite escolher areação em uma circunstância determinada, nos dá o poder para criar circunstâncias.
Tomar a iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato, e sim reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.
Muita gente espera que algo aconteça, ou que alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os proativos que representam soluçõespara os problemas, e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.


Círculo das Preocupações / Círculo da Influência

Uma das melhores maneiras de melhorar nossa consciência sobre o grau de
proatividade que atingimos é perceber onde concentramos nosso tempo e nossa energia. Todos temos umamplo espectro de preocupações - saúde, filhos, problemas profissionais, dívida externa, guerra nuclear. Podemos separá-las das coisas com as quais não temos um envolvimento mental ou emocional maior, criando um "Círculo de Preocupações”.
As pessoas proativas concentram seus esforços no Círculo de Influência. Elas mexem com as coisas que podem modificar. A natureza de sua energia é positiva,engrandecedora e ampla, o que leva ao aumento do Círculo de Influência. As pessoas reativas, por outro lado, concentram os esforços no Círculo das Preocupações. Seu foco recai na fraqueza dos outros, nos problemas do meio ambiente, nas circunstâncias que fogem a seu controle. Este foco resulta em atitudes acusatórias e lamentações, linguagem reativa e postura de eterna vítima. A energia negativagerada por esta postura somada à negligência com relação aos setores em que poderiam atuar provoca o encolhimento do Círculo de Influência.











Consequências e enganos

Antes de passarmos a focalizar o Círculo de Influência em nossa vida,
precisamos levar em conta duas coisas, em nosso Círculo de Preocupações, que merecem ampla reflexão: conseqüências e enganos.
Apesar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
  • resumo do livro
  • Resumo do livro os 7 habitos de pessoas altamente eficazes
  • resumo os 7 habitos das pessoas altamente eficazes
  • Resumo 7 Habitos das Pessoas Altamente Eficazes
  • 7 Habitos das pessoas altamente eficazes
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
  • Os 7 habitos das pessoas altamente eficazes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!