Resumo seminário - óbvio e o obtuso

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
O presente seminário será apresentado de modo a acompanhar os capítulos do livro, para assim acompanhar o desenvolvimento do livro, portanto iniciamos pela retórica da imagem.
A retórica da imagem.
(As três mensagens)
Roland Barthes parte de uma antiga etimologia, para nos dizer que a palavra imagem deveria estar ligada à raiz de imitari. A partir daí, Barthes chega ao cerne do problema maisimportante que se possa apresentar à semiologia das imagens. Segundo o autor: a representação analógica (a “cópia”) poderá produzir verdadeiros sistemas de signos, e não mais apenas aglutinações de símbolos? A partir dessa questão, Barthes se apropria de uma imagem publicitária Panzani para estudá-la e afirma que em publicidade, a significação da imagem é intencional, pois que se a imagem contémsignos, em publicidade, esses signos são plenos. Segundo o autor, a imagem publicitária Panzani contém três mensagens, tais como: uma mensagem lingüística, uma mensagem icônica codificada e uma mensagem icônica não codificada. Ao explorar a imagem publicitária em sua generalidade, Barthes busca compreender a estrutura da imagem em seu conjunto, isto é, a relação final das três mensagens entre si.A mensagem lingüística
Tendo como referência as comunicações de massa dos nossos tempos atuais, Barthes menciona que a mensagem lingüística está presente em todas as imagens. Segundo o autor, continuamos a ser mais do que nunca, uma civilização da escrita, porque a escrita e a palavra são termos carregados de estrutura informacional. Haja visto que em todas as sociedades são desenvolvidastécnicas diversas, destinadas a fixar a cadeia flutuante dos significados para combater o terror dos signos incertos: a mensagem lingüística é uma dessas técnicas.
Ao se referir ao nível da mensagem literal, Barthes diz que a palavra responde, de maneira mais ou menos direta, à pergunta: o que é? Segundo o autor, trata-se de uma descrição denotada da imagem. Ao nível da mensagem “simbólica”, Barthesafirma que a mensagem lingüística orienta a interpretação para um sentido conotativo.
Sendo a fixação um controle, Barthes diz que esta detém uma responsabilidade sobre o uso da mensagem, frente ao poder de projeção das ilustrações. Inevitavelmente o texto tem um valor repressivo em relação à liberdade dos significados da imagem. Daí, compreende-se que seja ao nível do texto que se dê o investimentoda moral e da ideologia de uma sociedade.
Na tentativa de sintetizar alguns pensamentos de Barthes temos como imagem denotada aquela que é considerada uma imagem suficiente,pois tem, pelo menos,um sentido ao nível da identificação da cena representada, assim de todas as imagens, só a fotografia possui o poder de transmitir a informação sem a compor com a ajuda de signos descontínuos e regras detransformação. Na fotografia, há uma conjunção ilógica entre o aqui e o antigamente. É ao nível dessa mensagem denotada que se pode compreender a irrealidade real da fotografia.
Já as retóricas variam fatalmente em razão de sua substância, mas não forçosamente pela forma. A retórica da imagem é, assim, específica na medida em que é submetida às imposições físicas da visão, mas em geral, namedida em que as “figuras” nunca são mais do que relações formais de elementos.
Entraremos então no terceiro sentido, trazido em tópicos numa tentativa de facilitar a compreensão:
 O primeiro sentido, é conhecido por ser O sentido simbólico .
 O segundo é conhecido como O sentido óbvio e se caracteriza por ter uma evidência fechada.
 O terceiro sentido é conhecido como O sentido obtuso, sendoum sentido que necessita de uma análise mais aprofundada que os dois outros sentidos.
Após esmiuçar a imagem publicitária Panzani, Barthes passa aos estudos de fotogramas do cineasta russo Eisenstein, assim sentimos a necessidade de situar o contexto mostrando um pouco de quem foi Sergei Mikhailovitch Eisenstein, 1898 – 1948, Riga (atual Letônia), Rússia.
 O cineasta das revoluções.
...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obvio e obtuso
  • Resenha obvio e obtuso
  • Resumo do livro óbvio adam
  • RESUMO O OBVIO DE DARCY RIBEIRO
  • RESUMO DE SEMINÁRIO
  • RESUMO SEMINARIO
  • Resumo Do Seminario
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!